metropoles.com

Com repetidas altas, taxa de transmissão da Covid chega a 1,30 no DF

Valor indica que um grupo de 100 pessoas seria capaz de infectar outras 130, o que significa um avanço da doença

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Mulher segura autoteste de covid nas mãos-Metrópoles
1 de 1 Mulher segura autoteste de covid nas mãos-Metrópoles - Foto: Getty Images

taxa de transmissão da Covid-19 chegou a 1,30 no Distrito Federal nesta sexta-feira (13/5). O índice está em alta há 11 dias consecutivos. A atualização indica que um grupo de 100 pessoas pode infectar outras 130.

A informação consta no mais recente boletim da Secretaria de Saúde do DF. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), quando o número está acima de 1 significa que a pandemia está avançando.

Ainda segundo o documento, nas últimas 24h, foram registrados 326 casos e três mortes em decorrência da doença – um paciente tinha entre 60 e 69  anos e os outros dois, 80 ou mais. Desde o início da crise sanitária, a capital federal teve 698.807 infecções e 11.670 óbitos.

Segundo especialistas, a taxa de transmissão representa a situação pandêmica dos 15 dias anteriores e o impacto disso seria sentido nos atuais casos e mortes pela doença.

Como é calculada a taxa

Segundo a secretaria, a taxa de transmissão é calculada a partir da média móvel de casos confirmados, por data de início de sintomas de todos os casos confirmados no Distrito Federal, desde 29/02/2020 até 05/05/2022.

Utiliza-se de uma interface disponibilizada pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e pela OMS. A taxa de transmissão estima o número médio de casos secundários de uma doença causadas por uma uma pessoa infectada durante o período infeccioso.

Entre 2021 e 2022, o índice atingiu um máximo de 2,61 em janeiro deste ano. Depois, caiu e chegou perto de 0,60. Atualmente, observa-se valor de 1,26 para a taxa de transmissão
no DF.

Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?