Vacinação contra Covid em escolas do DF será retomada neste sábado

A ação tem crianças de 5 a 11 anos como público-alvo, mas adultos também poderão ser imunizados contra a Covid-19

atualizado 13/05/2022 17:38

Criança vacinadaIgo Estrela/Metrópoles.

Duas escolas do Distrito Federal receberão a campanha de vacinação contra a Covid-19 no próximo sábado (14/5). As atividades serão retomadas na Escola Classe 38, no setor P Norte de Ceilândia, e no Centro de Ensino Médio (CEM) Urso Brando, no Núcleo Bandeirante.

A ação tem crianças de 5 a 11 anos como público-alvo, mas adultos também poderão ser imunizados. A expectativa é de que 1,5 mil doses sejam aplicadas em cada unidade durante o tempo de atendimento, que vai das 9h às 17h.

0

DF aplica doses vencidas da AstraZeneca com aval da Anvisa. Entenda

“Nosso foco é a criança de 5 a 11 anos, mas aproveitamos para vacinar os adultos que forem acompanhando e precisam completar o esquema de vacinação. Por isso, pedimos que levem a caderneta para que os profissionais verifiquem qual dose de vacina será aplicada”, explica o subsecretário de Vigilância à Saúde do DF, Divino Valero Martins.

Em alta há 10 dias, taxa de transmissão da Covid chega a 1,26 no DF

Segundo o secretário de Saúde, general Manoel Pafiadache, cerca de 268 mil crianças estão na na faixa etária visada e 170 mil, aproximadamente, já foram vacinadas.

“Portanto, faltam em torno de 100 mil para completarmos o quadro vacinal desse público. É um esforço que estamos fazendo e acredito que nossos objetivos serão alcançados em parceria com a Secretaria de Educação. Será mais uma oportunidade de imunizarmos nossas crianças e completar o quadro vacinal desse público, além de ofertar a vacinação também para o público jovem e adulto”, afirma o chefe da pasta.

Vacinação no DF

Além das unidades de ensino, outras três localidades oferecerão o serviço de vacinação contra a Covid-19 no Distrito Federal. A Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 da Asa Sul, disponibilizará doses para adultos e crianças, bem como a UBS 2 de Ceilândia. O atendimento na Praça do Paranoá será somente para adultos. Além dos imunizantes contra a Covid-19, a UBS 2 de Ceilândia e a Escola 38 do P Norte também aplicarão imunizantes contra a Influenza e o Sarampo

Ação itinerante

O objetivo da vacinação no ambiente escolar é ampliar o número de crianças vacinadas na faixa etária de 5 a 11 anos. A vacinação itinerante nas escolas ocorre sempre aos sábados e começou no Centro Educacional 1 da Estrutural, em 19 de março. No local, foram aplicadas 583 doses. Dessas, 231 foram em crianças de 5 a 11 anos, de acordo com dados da Secretaria de Saúde.

O Centro de Ensino Médio 1 do Guará abriu as portas para a imunização em 26 de março. Na ocasião, foram aplicadas 1.374 vacinas, sendo 780 delas em crianças de 5 a 11 anos. Outra escola foi o Caic Santa Paulina, localizado no Paranoá, onde foram aplicadas 554 doses da vacina, sendo 313 pediátricas. Por sua vez, no Centro de Ensino Fundamental (CEF) Miguel Arcanjo, de São Sebastião, foram 526 vacinados, sendo 354 crianças e 172 adultos.

Ainda que a campanha de vacinação continue nos postos de saúde do Distrito Federal, a secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, indica que a parceria com a Secretaria de Saúde traz mais uma opção de local para os pais imunizarem os filhos. “É um incentivo para aqueles pais que trabalham a semana inteira possam levar aos sábados os filhos para serem vacinados”, destaca.

 

Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Mais lidas
Últimas notícias