Com 200 vagas, Colégio Militar Tiradentes abre processo seletivo no DF

Ao todo, são 150 vagas para o 6º ano do ensino fundamental e 50 para cada série do ensino médio. Inscrições vão até 12 de julho

atualizado 14/06/2021 16:13

colégio militarGustavo Moreno/Especial Metrópoles

O Colégio Militar Tiradentes (CMT) abriu, nesta segunda-feira (14/6), inscrições para o processo seletivo anual que irá selecionar estudantes para 2021/2022. Ao todo, são 150 vagas para o 6º ano do ensino fundamental e 50 para cada série do ensino médio. (clique aqui para se inscrever)

Por ser um órgão assistencial e de apoio à Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), as vagas são destinadas, prioritariamente, aos dependentes dos policiais militares da capital. A comunidade em geral também pode participar do processo seletivo para disputar 10% do total de vagas oferecidas. As inscrições vão até 12 de julho.

“No momento, não conseguimos suprir a demanda de dependentes dos policiais militares do Distrito Federal que querem ingressar no colégio, mas consideramos importante trazer a comunidade também para dentro da instituição. Atualmente, são 983 alunos e 62 professores”, explica o coronel José Ítalo Soares, que comanda o Colégio Tiradentes.

0

A busca por uma vaga no colégio é uma constante. O interesse dos pais, militares ou não, cresce, a cada ano. Em 2020, o processo seletivo teve 908 inscritos. Entre os motivos para a grande procura está o fato de que alunos da instituição têm desempenho de destaque nos principais exames do país, superior ao de alunos de escolas particulares.

Em 2018, foram 53 aprovações na Universidade de Brasília (UnB). Em 2019, mais 43 estudantes garantiram vaga. Foram registradas outras 20 aprovações no ano passado.

Nas Olimpíadas do Conhecimento, o colégio também tem sido destaque. Em 2020, o CMT garantiu oito medalhas de ouro, três de prata e uma de bronze nas Olimpíadas Brasileira de Astronomia e Astronáutica.

“Também obtivemos um bom resultado nas Olimpíadas Canguru de Matemática, neste ano, conquistando 11 medalhas de ouro, sete de prata e quatro de bronze, além de seis menções honrosa”, enumera o comandante da instituição.

Opções de aprendizado

Nos cursos presenciais, as aulas são das 6h40 às 12h45. Agora, com a pandemia de Covid-19, as aulas on-line ocorrem diariamente, das 7h às 12h45. O turno normal, é possível complementar com uma série de atividades diferenciadas.

O leque de opções inclui aulas de reforço, preparatórios para as avaliações oficiais, como o PAS e Enem, cursos específicos de idiomas (inglês e espanhol) e atividades extracurriculares, oferecidas periodicamente, como aulas de hipismo.

Últimas notícias