Previsão de chuva forte e ventos de 100km vai até domingo no DF

Segundo o Inmet, nos três primeiros dias de 2020 choveu cinco vezes mais do que no mesmo período do ano passado

Rafaela Felicciano/Metrópoles

atualizado 03/01/2020 16:46

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) manteve, pelo segundo dia consecutivo, alerta de perigo no DF. Há previsão de chuvas intensas e ventos que podem chegar a 100km/h. O clima deve permancer dessa forma pelo menos até as 15h deste domingo (05/01/2020). Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Segundo o Inmet, nos três primeiros dias do ano a média de chuvas registrada foi de 74,5mm no DF. No mesmo período do ano passado, o índice ficou em 14,9mm.

Em todo o ano de 2019, choveu menos que a média histórica que é de 1.477,4mm: 1.423,3mm. “Janeiro promete ser um mês bem chuvoso, com céu bastante nublado, possibilidade de pancadas de chuva, rajadas de ventos e trovoadas”, disse o meteorologista Heráclio Alves.

O instituto recomenda que em caso de rajadas de vento, as pessoas devem evitar ficar debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Aparelhos eletrônicos devem ficar desligados da tomada.

Os temporais têm causado problemas aos brasilienses, como alagamentos e apagões. Na região de Vicente Pires, por exemplo, os moradores enfrentam muitos transtornos devido às obras de urbanização no local.

Últimas notícias