DF: Inmet alerta para chuva forte, alagamento e vento até 100km/h

O clima deve permanecer dessa forma pelo menos até as 23h59 desta quinta-feira (06/02/2020)

Igo Estrela/Metrópoles

atualizado 06/02/2020 14:49

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou alerta de perigo no DF. Há previsão de chuvas intensas e ventos que podem chegar a 100km/h. O tempo deve permancer dessa forma pelo menos até as 23h59 desta quinta-feira (06/02/2020).

Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

O instituto recomenda que, em caso de rajadas de vento, as pessoas evitem ficar debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e de descargas elétricas. Além de não estacionar veículos próximo a torres de transmissão e placas de propaganda.

Aparelhos eletrônicos devem ficar desligados da tomada.

A Defesa Civil do DF também emitiu alerta para esta quinta. Em caso de pedidos de socorro, basta ligar 193.

Fique atento!
Na rua

Não segurar objetos metálicos longos, como varas de pesca e tripés, e não empinar pipas ou aeromodelos com fio. Outra orientação é evitar lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios, como pequenas construções não protegidas (celeiros, tendas ou barracos) e veículos sem capota, como tratores, motocicletas ou bicicletas. Áreas abertas, como campos de futebol, quadras de tênis e estacionamentos, não são indicadas, por conta do risco de raios.

É importante também não permanecer no alto de morros ou no topo de prédios, não se aproximar de cercas de arame, varais metálicos, linhas elétricas aéreas e trilhos e jamais se abrigar debaixo de árvores isoladas.

Em piscinas

Durante as chuvas, a orientação é não entrar em piscinas ou lagos por conta do risco de raios e descargas elétricas. Em rios e cachoeiras, o problema é agravado pela possibilidade de onda de cheia.

Últimas notícias