DF terá chuva com ventos de até 100 km/h no fim de semana, diz Inmet

Inmet alerta para risco de corte de energia elétrica, queda de galhos e de árvores, alagamentos e descargas elétricas

atualizado 20/02/2021 14:45

Estragos causados na 306 Norte após forte chuvaJP Rodrigues/ Especial Metrópoles

A tarde deste sábado (20/2) no Distrito Federal será de chuvas intensas, com rajadas de vento, segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Conforme o órgão, a capital pode registrar ventos de 60km/h a 100km/h neste final de semana.

Brasília passou por uma semana nublada e com muitas tempestades, que causaram inundações e estragos em localidades como Asa Norte e Vicente Pires. A previsão é de que, até a próxima quarta (24/2), este padrão se mantenha.

Segundo a meteorologista do Inmet Andrea Ramos, a temperatura mínima no DF nesta manhã foi de 19°C. A máxima prevista é de 28°C. Já a umidade máxima foi de 95% e a mínima deve ficar em 60%.

“É importante ter cuidado, pois estamos com aviso laranja até amanhã (domingo) ao meio-dia. Ele indica essas chuvas que chegam a 60 milímetros no acumulado de hora e 100 milímetros no dia”, alerta.

Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos e de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

De acordo com Andrea, as chuvas em fevereiro na capital já passam a média climatológica mensal, que é de 183 milímetros. No Sudoeste, o acumulado de água chegou a 401 milímetros. “Este mês de fevereiro vai ficar como um dos mais chuvosos da história“, aponta a profissional.

Confira alguns cuidados que devem ser tomados nesta época:

  • Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
  • Obtenha mais informações com a Defesa Civil (telefone 199) e com o Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Arco-íris

Apesar das quedas de árvores, enxurradas e interrupção no fornecimento de energia, em várias regiões do DF nessa sexta (19/2), moradores da capital foram surpreendidos com um arco-íris ao final do dia. Confira imagens:

0

Últimas notícias