Com previsão de umidade abaixo de 20%, DF completa 100 dias sem chuva

Segundo o Inmet, os termômetros devem registrar 30°C na tarde desta quarta. Seca e calor devem continuar pelos próximos dias na capital

atualizado 02/09/2020 8:53

Calor no DFRafaela Felicciano/Metrópoles

O Distrito Federal completa, oficialmente, 100 dias sem chuva nesta quarta-feira (2/9). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a umidade pode ficar abaixo dos 20% nesta tarde. Não são computadas as precipitações isoladas durante o período.

De acordo com o meteorologista do Inmet Olívio Bahia, nos últimos dias houve “uma chuvinha muito pontual em algumas áreas” do DF, mas não chegou a cair em estações do instituto. “Como não registramos essa chuva, dizemos que oficialmente são 100 dias sem chuva no DF”, explica.

0

Além da baixa umidade, as temperaturas devem permanecer elevadas nesta quarta e nos próximos dias. Nesta manhã, os termômetros registraram uma mínima de 14°C e a umidade chegou a 70%. Pelo período da tarde, porém, a temperatura pode chegar a 30°C.

Os próximos dias, segundo o meteorologista, também devem permanecer quentes e secos na capital.

“Fica nesse nível de alerta porque, com a falta de chuva, a atmosfera fica poluída com as queimadas, a poeira. Isso acaba favorecendo alergias, doenças respiratórias”, ressalta.

Olívio chama atenção, portanto, para cuidados que o brasiliense deve ter nesse período do ano. “Evitar exercício físico nos horários mais quentes do dia, beber bastante líquido, manter a pele hidratada, não jogar bituca de cigarro no chão, evitar queimar lixo”, exemplifica.

Últimas notícias