Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Distrito Federal

CLDF aprova acesso imediato ao Aluguel Social para vítima de violência

Proposta visa antecipar o acesso das vítimas ao recurso, "reforçando o compromisso do Estado com a proteção das mulheres"

04/11/2025 20:29
Compartilhar notícia
Getty Images
Imagem preto e branco de mulher acuada com cabeça apoiada nos joelhos, e sombra de mão masculina com punho fechado. Imagem conceito para violência contra mulher. - Metrópoles

Deputados distritais aprovaram, nesta terça-feira (4/11), uma alteração na Lei de número 6.623 para permitir que mulheres vítimas de violência doméstica solicitem acesso ao Aluguel Social a partir do registro do boletim de ocorrência policial.

De autoria da deputada Doutora Jane (Republicanos), a proposta tem como objetivo “garantir às vítimas abrigo temporário e condições mínimas de segurança e dignidade imediata enquanto buscam reconstruir suas vidas longe do agressor”.

Receba no seu email as notícias de Metrópoles DF

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

O programa Aluguel Social já existe no Distrito Federal, mas a alteração proposta visa antecipar o acesso ao recurso, “reforçando o compromisso do Estado com a proteção das mulheres em situação de vulnerabilidade”.

Em sua justificativa, a deputada Jane destacou que a medida representa um avanço significativo na proteção dos direitos das mulheres, oferecendo suporte essencial para que elas possam romper o ciclo de violência e restabelecer sua autonomia e bem-estar.

Aprovado pela CLDF, o texto segue agora para sanção do governador do Distrito Federal.