Ciclistas do DF fazem protesto por segurança no trânsito nesta quinta-feira

O protesto, organizado pela ONG Rodas da Paz e por grupos de pedal do DF e Entorno, ocorrerá às 13h, em frente ao Palácio do Buriti

atualizado 03/11/2020 13:12

Ong rodas da paz, instala ghost bikes em homenagem a ciclistas que morreram nas vias do DF 1Gustavo Moreno/Especial Metrópoles

A ONG Rodas da Paz, com apoio de grupos de pedal do DF e do Entorno, organiza uma manifestação contra a morte de ciclistas no trânsito. O protesto ocorrerá na próxima quinta-feira (5/11), às 13h, em frente ao Palácio do Buriti.

O grupo reivindica ações do Governo do Distrito Federal (GDF) em relação aos acidentes fatais envolvendo ciclistas na capital. Segundo Raphael Dornelles, coordenador-geral da Rodas da Paz, os manifestantes vão apresentar um manifesto com várias propostas ao GDF.

“A principal é criar uma comissão, composta por membros do Poder Público e da sociedade civil, para observar o que gerou essas mortes, se foi estrutura da via ou falha de motoristas, e sanar essa questão”, disse Raphael ao Metrópoles.

De acordo com ele, são esperadas 200 pessoas no ato de quinta-feira. Os participantes podem ir de bicicleta ou a pé. “Vamos organizar para que haja distanciamento [em razão da pandemia do novo coronavírus]”, ressaltou.

Após a manifestação, o grupo seguirá para o Cruzeiro a fim de colocar uma “ghost bike” em homenagem ao ciclista Cláudio Mariano de Souza, morto atropelado em fevereiro de 2017. “A família decidiu colocar agora, então, vamos fazer essa homenagem”, explicou Raphael.

O ciclista Cláudio Mariano tinha 69 anos quando morreu na Quadra 2 do Cruzeiro. A motorista acusada do atropelamento foi absolvida pela Justiça do DF em fevereiro deste ano.

0

De janeiro a setembro de 2020, o Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF) registrou sete mortes de ciclistas na capital. No mesmo período do ano passado, foram 18 óbitos.

Programe-se:

13h — Concentração
14h30 — Ida ao Cruzeiro para colocar a “ghost bike” em homenagem ao ciclista Cláudio Mariano de Souza

Últimas notícias