Cerimônia marca recondução de reitora e vice para novo mandato na UnB

Márcia Abrahão e Enrique Huelva foram reeleitos pela comunidade acadêmica em agosto. Decreto de Jair Bolsonaro confirmou a nomeação

atualizado 28/11/2020 10:50

Reprodução

A solenidade que marcou a recondução dos professores Márcia Abrahão e Enrique Huelva aos cargos de reitora e vice-reitor da Universidade de Brasília (UnB), respectivamente, ocorreu virtualmente, nesta sexta-feira (27/11). A  cerimônia foi transmitida pelo YouTube.

A gestora foi nomeada para mais um mandato à frente da UnB, em 20 de novembro, em decreto assinado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido).

O termo de posse foi assinado pelos dois docentes e exibido ao público. Depois, ambos discursaram. A reitora agradeceu a todas as pessoas da equipe de gestão, família, professores e ex-colegas de Universidade de Brasília. Também fez um balanço dos primeiros quatro anos, enumerando conquistas acadêmicas e administrativas da instituição.

“A gestão da UnB, vocês sabem, não é simples. Envolve um passado fundado na ousadia, um presente de mais de 55 mil pessoas empenhadas em produzir conhecimento e um futuro no qual se vislumbra a certeza de que a UnB continuará proprietária de sua grandeza”, disse.

Márcia fez questão de agradecer o apoio recebido de autoridades e amigos de fora da comunidade da UnB, que integraram ampla mobilização pela recondução ao cargo. “A notícia da nomeação veio como alívio e reconhecimento do trabalho que fizemos e da importância da Universidade de Brasília para a sociedade”, destacou. Ela mencionou, ainda, os desafios e as perspectivas para os próximos quatro anos e reforçou o compromisso de seguir atuando para a excelência acadêmica, a gestão de qualidade e por uma universidade cada vez mais humana.

O vice-reitor comentou sobre o futuro da instituição. Mencionou o paradoxo imposto pela pandemia da Covid-19 à UnB, que, local de encontros, agora vê a comunidade “virtualizada”. “A Universidade foi obrigada a se reinventar. E ela se reinventou. Com as dificuldades inerentes ao tamanho do desafio, mas também com criatividade, a dedicação incansável e o saber fazer dos nossos técnicos, discentes e docentes”, afirmou Enrique.

Ele destacou também a importância de instituições como a UnB para a formação de profissionais e cientistas, com qualidade e para o desenvolvimento regional. Desafios associados à democratização do acesso ao ensino superior foram abordados pelo vice-reitor. “Os desafios são muito complexos, mas está no DNA da nossa Universidade assumi-los com coragem e superá-los com excelência.”

Assista à íntegra da solenidade:

* Com informações da UnB.

Últimas notícias