Celina retira Serrinha do Paranoá do plano de capitalização do BRB. Veja vídeo
Informação já havia sido adiantada pelo presidente do BRB, Nelson de Souza
atualizado
Compartilhar notícia

A governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), confirmou, nesta quarta-feira (1°/4), que irá retirar a Gleba A da Serrinha do Paranoá do plano de capitalização do Banco de Brasília (BRB). Entretanto, a governadora negou a retirada do Centrad.
“Eu retirei a Serrinha dos imóveis que vamos deixar para o fundo imobiliário do BRB”, anunciou Celina durante agenda. Segundo a governadora, a questão ambiental foi um dos motivos. “A gente precisa preservar o meio ambiente. Temos várias nascentes. Estou retirando e determinando a criação de um parque naquele local”, complementou.
Celina também destacou que poderia haver uma depreciação de preço. “Acho que tem uma coisa que a gente não pode negociar. O meio ambiente é um delas. Quis tirar esse problema que retira do foco que é resolver o problema do BRB. A decisão foi tomada hoje”, complementou.
A informação havia sido adiantada ao Metrópoles pelo presidente do banco Nelson de Souza. Nelson afirmou, na entrevista, que a insegurança jurídica em torno da lei aprovada na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) atrapalha a recuperação do BRB.
“É importante que o povo de Brasília e região consiga tirar de dentro desse escopo esse debate político porque não ajuda o BRB, banco que é muito importante”, declarou.
A Lei Distrital nº 7.845/2026 permite a utilização de nove imóveis públicos para captação de recursos na tentativa de restabelecer as condições econômico-financeiras do BRB, que sofreu prejuízo ao comprar ativos podres do Banco Master, em valor estimado de R$ 12 bilhões.
Segundo Nelson, o Centrad também deve ficará de fora. Se confirmado, com a retirada da Serrinha e do Centrad, apenas sete imóveis públicos serão utilizados para a criação de um fundo de investimento imobiliário (FII) com esses ativos.
