Cavalo colorido: Ibama considera “abuso” e adverte hípica

Órgão descartou a prática de maus-tratos, mas diz que a “conduta delituosa” não deve se repetir

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Reprodução/Facebook
Cavalo pintado
1 de 1 Cavalo pintado - Foto: Reprodução/Facebook

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) advertiu a Escola de Equitação da Sociedade Hípica de Brasília pela prática contra o cavalo Thor e a égua Branquinha, considerada um “abuso” pelo órgão. Ambos foram pintados em uma atividade recreativa durante colônia de férias no dia 23 de julho.

A advertência não acarretará nenhuma punição, mas exige que “a conduta delituosa” não se repita. Quando autuou a escola, o órgão ambiental solicitou o plano pedagógico da atividade. Não havia, no entanto, documento por escrito que a justificasse.

O projeto não existia e foi produzido após a fiscalização. Os responsáveis justificaram que, apesar de não terem formalizado a proposta em um documento consolidado por escrito, a atividade havia sido elaborada por uma pedagoga, com o aval do veterinário.

Na advertência do Ibama, a tese de maus-tratos foi afastada, especialmente pelo fato de o material utilizado não ser tóxico e pelo comportamento tranquilo demonstrado pelo animal no momento da pintura, além da avaliação de bem-estar constatada durante a vistoria in loco.

 

Ibama adverte Hípica por cavalo e égua pintados em atividade lúdica by Metropoles on Scribd

Leia a nota encaminhada pela Sociedade Hípica

A Escola de Equitação da Sociedade Hípica de Brasília informa que recebeu a advertência do Ibama e que tem 20 dias para entregar as demais documentações exigidas na conclusão preliminar do órgão.

“Em nossos 41 anos de experiência e notoriedade no meio hípico nacional e internacional, reafirmamos o nosso compromisso de cuidado com todos os nossos animais, assim como nosso repúdio a qualquer indício de maus-tratos, e nos comprometemos a tomar todas as atitudes necessárias para que a lei seja cumprida e que o bem-estar dos animais seja preservado”.

Denúncia
O caso ganhou repercussão após denúncia feita por Ana Paula Vasconcelos, membro da Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais da Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal (OAB-DF), e foi revelado pelo Metrópoles.

Para a advogada, o animal não deveria ser tratado como um objeto. “Ele não é um quadro branco que você pode vir e pintar. Enquanto tentamos educar as crianças para que tenhamos uma sociedade mais consciente, que saiba respeitar todas as formas de vida, nos deparamos com uma coisa absurda dessas”, comentou.

Após o caso ganhar repercussão nacional e causar polêmica, a Escola de Equitação da Sociedade Hípica de Brasília divulgou um vídeo mostrando a “brincadeira”.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?