metropoles.com

Casos de Covid-19 se espalham entre convidados após festa para dono de bar do DF

A celebração ocorreu no fim de semana. Em seguida, convidados relataram sintomas do coronavírus: dois testaram positivo para a doença

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Teste para Covid-19
1 de 1 Teste para Covid-19 - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

A ansiedade pela reabertura de bares e restaurantes do Distrito Federal durante a pandemia de Covid-19 somada à vontade de reunir amigos resultou em dor de cabeça para um grupo de empresários de Brasília.

Donos do bar Responsa, Cássio Aguiar, Guilherme Silva e Fred Leal decidiram reunir pessoas próximas, no último sábado (19/9), para comemorar o aniversário de Gustavo Leal, outro sócio. Embora os organizadores tivessem demonstrado cuidado com as regras estabelecidas para evitar a disseminação da Covid-19, participantes do evento disseram ter sido infectados pelo novo coronavírus.

A agenda das homenagens foi intensa: iniciou com almoço no restaurante de cortes argentinos, seguiu para um happy hour no próprio Responsa e continuou, no dia seguinte, durante um passeio de lancha pelo Lago Paranoá. Nos três eventos, os convidados acabaram se descuidando sobre os riscos de contágio e deixaram, por exemplo, a máscara de proteção e o distanciamento social de lado.

Passada a celebração, um dos amigos confirmou ter testado positivo para a Sars-Cov-2. Por isso, outras pessoas resolveram fazer o teste e, ao longo da semana, participantes da celebração teriam relatado sintomas como febre, dor de cabeça e cansaço. Uma das convidadas chegou a postar o resultado positivo do exame para detecção da Covid-19 nas redes sociais.

Embora os perfis sejam abertos, por decisão do Metrópoles as imagens foram distorcidas, assim como os dados das contas, para preservar os envolvidos (veja abaixo).

0

Há outros casos de convidados com sintomas, mas que não conseguiram realizar ou não receberam o resultado do teste PCR para Covid-19, um dos mais fiéis no diagnóstico. O resultado pode demorar até 48 horas após a coleta do material biológico. Outras pessoas que tiveram contato com os convidados que testaram positivo para a Covid-19 procuraram os laboratórios de análise clínica.

Outro lado

A preocupação dos sócios com a repercussão da possível infecção em massa foi grande. Por meio de aplicativos de conversas, os responsáveis pela programação festiva compartilharam mensagem alertando os convidados sobre o risco de contágio e também pediram discrição sobre os resultados positivos para a Covid-10.

Procurados pelo Metrópoles, os responsáveis pelo bar não se pronunciaram sobre as festas realizadas no último fim de semana. Em nota conjunta, informaram que, desde antes da retomada das atividades econômicas no DF, prepararam-se para seguir as regras estabelecidas pelo Poder Público para reabertura de bares e restaurantes.

“Prezamos pela segurança, incentivamos campanhas de conscientização sobre o momento atual e lamentamos relatos de atitudes contrárias ao nosso posicionamento. Além de orientarmos nossa equipe para estabelecer uma maior fiscalização interna, reforçamos todos os protocolos de segurança. O cumprimento das medidas é um dever de todos, sejam clientes, sócios e funcionários. Por isso, contamos com o apoio de cada um”, completa a nota.

Compartilhar notícia