metropoles.com

Campanha de prevenção ao câncer de pele tem início neste sábado

Serão ofertados 600 atendimentos. Ação marca o início do Dezembro Laranja e é realizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologistas do DF

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira/Metrópoles
Hopspital Hran – Brasília(DF), 21/12/2015
1 de 1 Hopspital Hran – Brasília(DF), 21/12/2015 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Neste sábado (1º/12), das 9h às 15h, no Hospital Regional da Asa Norte (Hran), mais de 40 dermatologistas do Distrito Federal realizarão atendimentos gratuitos contra o câncer de pele aos moradores do Distrito Federal. A iniciativa, promovida em todo o território nacional pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), faz parte das ações do Dezembro Laranja, mês de prevenção e combate ao câncer de pele, o mais frequente no Brasil, que corresponde a 30% de todos os tumores malignos registrados no país. Em Brasília, a ação será coordenada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia do DF (SBD-DF).

Além de oferecer esse serviço, a ação tem o intuito de alertar a população sobre os riscos da exposição solar. “Estamos comprometidos nesta campanha de conscientização para alertar a população e contribuir para a redução do número de diagnósticos”, afirma a presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia do DF (SBDDF), Simone Karst. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), mais de 160 mil pessoas, na maioria homens, podem ser acometidas com o câncer de pele não melanoma no próximo ano.

Além do Hran, no DF, no próximo 1º de dezembro, mais de 132 postos de atendimento espalhados pelo Brasil contemplarão em torno de 30 mil pessoas, que serão atendidas por cerca de 4 mil dermatologistas voluntários. Desde 1999, o mutirão já beneficiou quase 600 mil brasileiros. Nesta 20ª Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele da SBD, a previsão é de que 30 mil pessoas sejam atendidas.

Dezembro Laranja
O Dezembro Laranja conta com apoio do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Médica Brasileira (AMB). Assim como em outros anos, pessoas reconhecidas em suas áreas de atuação participarão do movimento, vestindo a cor laranja. Monumentos nacionais também serão iluminados com a cor símbolo da campanha. Para mais informações sobre o Dezembro Laranja, acesse: www.dezembrolaranja.com.br.

Campanha
Neste ano, a campanha dá continuidade ao tema “Se exponha, mas não se queime”, com o intuito de cativar o interesse da população ao fazer um trocadilho entre a exposição solar e a exposição nas redes sociais. As mensagens divulgadas pelos canais de comunicação da entidade, sobretudo em mídias importantes, como o Facebook e o Instagram, preenchem um espaço de utilidade pública, com orientações gerais sobre esse tipo de tumor bastante incidente no país – no entanto, o de mais baixa mortalidade.

Quem quiser aderir à campanha pode divulgar o mutirão de atendimento para diagnóstico e prevenção do câncer de pele que acontece em todo o Brasil no dia 1º de dezembro; usar laços ou fitas laranjas; e publicar as #DezembroLaranja e #seexponhamasnaosequeime nas redes sociais.

Recomendações
Evitar os horários de maior incidência solar (das 10h às 16h); utilizar chapéus de abas largas, óculos de sol com proteção UV e roupas que cubram boa parte do corpo; procurar locais de sombra, manter uma boa hidratação corporal; usar diariamente, de duas em duas horas, protetor solar com fator de proteção de, no mínimo, 30.

Serviço
Mutirão de Prevenção ao Câncer da Pele com exame preventivo gratuito
Dia: 1º/12, das 9h às 15h
Local: Hran- Hospital Regional da Asa do Norte
Setor Hospital Norte Quadra 1, Asa Norte, Brasília (DF)
(Com informações da Assessoria de Imprensa SBD-DF – Coletivo Conversa)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?