metropoles.com

BRB inicia estudos para criar ferramentas e acabar com a fila do Cras

Em entrevista ao Metrópoles, o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, também falou sobre o lançamento do BRB Cultural

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Imagem aérea mostra a sede do Banco do Brasil, em Brasília
1 de 1 Imagem aérea mostra a sede do Banco do Brasil, em Brasília - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O Banco de Brasília (BRB) realiza estudos para apoiar o atendimento dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) no Distrito Federal. A instituição financeira pretende oferecer canais de atendimento por telefone, em meio digital e presencial, a fim de facilitar o acesso da população à assistência.

Em entrevista ao Metrópoles, o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, informou que a intenção é agilizar a marcação de atendimento e, assim, diminuir as filas nas portas dos centros.

“Concluir os estudos visando apoiar o atendimento realizado pelos Cras; ou seja, colocar novos canais de atendimento. Um [telefone] 0800, o atendimento digital e começar a oferecer a possibilidade de atendimento em todas as agências do BRB”, adiantou.

O projeto ainda está na fase de estudos, mas, segundo Paulo, é uma prioridade da gestão. “Isso está em estudo, mas é uma prioridade definida pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), para que a gente possa dar uma resposta às demandas da sociedade. Ou seja, um banco diferente, que cuida das pessoas e cumpre seu papel humano social e econômico”.

Ele ressalta ser difícil determinar uma data de lançamento para a parceria, mas explica que a intenção é permitir que os assistentes sociais se concentrem nas consultas e na concessão dos benefícios, enquanto o BRB fará o trabalho “mais documental”.

BRB Cultural

Durante a entrevista, o presidente do BRB também falou sobre um projeto que deve ser lançado ainda esta semana: o BRB Cultural. Segundo ele, o programa será realizado em parceria com a Secretaria de Cultura do DF.

“A gente deve investir um volume de recursos significativos na recuperação de espaços públicos, seja no Plano Piloto, seja fora. Uma parceria com a Orquestra [Sinfônica de Brasília], com diversos museus da cidade, e com edital de ocupação para esses lugares direcionados a artistas locais.”

A expectativa é de que o programa seja lançado até sexta-feira (9/9).

Acreditar

Paulo também afirmou que, ainda em setembro deste ano, o banco deve anunciar o relançamento do Acreditar, um programa de microcrédito. O projeto chegou a ser lançado em fevereiro de 2020, mas, com o início da pandemia de Covid-19, não foi possível dar seguimento.

O Acreditar consiste na concessão de microcrédito para microempreendedores. Por meio de grupos, os empresários são acompanhados, orientados e visitados por um agente treinado. “Funciona como um consultor”, destaca Paulo.

“A gente espera alcançar R$ 50 milhões nos primeiros seis meses de programa. E vai ter condições especiais para mulheres. Todo mundo sabe do melhor desempenho das mulheres gerindo esses negócios, e a gente sabe que a autonomia econômica é chave para ajudá-las a sair da vulnerabilidade social”, completa.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?

Notificações