metropoles.com

Bombeiros do DF ajudarão a combater incêndios no Pantanal

Há 10 dias, fogo castiga os municípios de Miranda e Corumbá, no Mato Grosso do Sul. Ao todo, 29 militares sairão do DF nesta quarta-feira

atualizado

Compartilhar notícia

Chico Ribeiro/Governo Mato Grosso
Incendio-Mato-Grosso
1 de 1 Incendio-Mato-Grosso - Foto: Chico Ribeiro/Governo Mato Grosso

Uma equipe do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal vai reforçar o combate aos incêndios que estão castigando o Pantanal, no Mato Grosso do Sul. A pedido do governo do estado, 29 militares partirão para o local nesta quarta-feira (06/11/2019), às 15h. Além disso, serão encaminhadas seis viaturas e uma aeronave (Nimbus 01).

incêndio, que atinge, há 10 dias, os municípios de Miranda e Corumbá, em Mato Grosso do Sul, alastrou-se por uma área de cerca de 130 mil hectares. Segundo o governo do estado, há 2.228 focos na região, dos quais 2.088 ficam na área do Pantanal.

O fogo se espalhou por dois importantes pontos para o Pantanal: o Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro, considerado berço dos peixes do bioma, e uma parte da Serra do Amolar, que também abriga diversas espécies animais e vegetais.

De acordo com a assessoria de imprensa do governo estadual, as chamas também alcançaram o distrito de Forte Coimbra, erguido pelos portugueses no município de Corumbá, no século 18. Verifica-se ainda um possível foco de incêndio no Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, que fica a aproximadamente 800 quilômetros de Corumbá.

Ao todo, foram mobilizados 120 profissionais para combater o fogo, incluindo equipes do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Com informações da Agência Brasil

Compartilhar notícia