Bloco 2 do Hospital da Criança é entregue, mas não atende de imediato
Após Justiça liberar Icipe, a obra que vai ampliar o serviço na unidade de saúde foi inaugurada nesta quarta-feira (4/7)

O Bloco 2 do Hospital da Criança de Brasília José Alencar foi inaugurado nesta quarta-feira (4/7). São dois pavimentos erguidos em uma área de 22 mil metros quadros, 67 consultórios ambulatoriais, 202 leitos, centros cirúrgico e de diagnóstico, laboratórios de análise clínica e hematologia, unidade administrativa, área de apoio e um centro de ensino e pesquisa. A obra foi entregue, mas a nova unidade deve funcionar só a partir de outubro.

Receba no seu email as notícias de Metrópoles DF
Frequência de envio: Diário
Ver todasEm declarações públicas na ocasião, o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) chegou a classificar a saída do Icipe como uma “tragédia” que colocava em xeque o funcionamento da nova ala. Isso devido à dificuldade de contratar pediatras para a rede pública. “Cheguei a ficar aflito porque não conseguia entender como um hospital gerido tão bem foi questionado por um corporativismo que não pensa no interesse público. Mas nunca desanimei”, disse, nesta quarta.
Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles DFA Justiça, porém, decidiu manter o Icipe no Hospital da Criança. E o governo conseguiu, dessa forma, inaugurar o Bloco 2 nesta quarta (4), antes da restrição eleitoral. Por ser de especialidades, a unidade não atende emergências – os pacientes chegam encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Tivemos de ter muita força para enfrentar tantas adversidades e conseguirmos vencer as dificuldades para chegarmos a esse momento. Hoje, entregamos a obra. A expectativa é de que até outubro o novo hospital esteja funcionando
Rodrigo Rollemberg, governador do Distrito Federal
Segundo o secretário de Saúde, Humberto Fonseca, antes de a unidade ser aberta ao público, é preciso testar equipamentos, treinar a equipe e cumprir protocolos de segurança para os pacientes. A expectativa é de que, com o novo bloco, o Hospital da Criança faça, por mês, 8,5 mil consultas e 250 cirurgias de médio e grande portes. Além disso, espera ofertar 500 internações e 850 diárias de UTI mensais.
A mãe de Rollemberg, Dona Tereza, e a esposa, Márcia Rollemberg, também participaram da inauguração do Bloco 2. A primeira-dama prestou homenagem à viúva do ex-vice-presidente José Alencar, Dona Mariza Gomes da Silva.













