Bancários se reúnem em frente à CLDF para pedir aprovação do PL do BRB
Manifestação dos servidores é pela aprovação do projeto que autoriza o GDF a captar empréstimo bilionário para o Banco de Brasília
atualizado
Compartilhar notícia

Servidores do Banco de Brasília (BRB) se reuniram em frente à Câmara Legislativa (CLDF), na tarde desta terça-feira (9/6), para pedir a aprovação do Projeto de Lei que autoriza o Governo do Distrito Federal (GDF) a captar empréstimo bilionário para a instituição financeira.
A ação ocorreu momentos antes de os deputados se reunirem para decidir se vão votar, na sessão plenária, a proposta encaminhada pelo Poder Executivo local. O projeto autoriza o BRB a captar empréstimo de R$ 6,5 bilhões com o Fundo Garantidor de Crédito (FGC) e impede que a instituição financeira quebre diante da crise decorrente do escândalo do Banco Master.
Segundo um dos manifestantes ouvidos pela reportagem – que solicitou condição de anonimato —, o entendimento dos funcionários é que o recurso ajudará a recompor o caixa da instituição. “Os servidores aqui estão solicitando o auxilio ao BRB e, consequentemente, ao Governo do Distrito Federal. [O empréstimo] fortalecerá a instituição para que ela volte ao seu pleno funcionamento”, comentou.
Na terça-feira última (2/6), a votação do projeto de lei foi adiada na CLDF após deputados distritais reclamarem da falta de transparência e de dados necessários para avaliação da proposta.
Antes de ser analisado no Plenário, o texto foi discutido, na mesma data, por parlamentares junto a um diretor do BRB e ao secretário de Economia Valdivino José de Oliveira. A intenção do encontro era esclarecer a proposta aos distritais para que uma aprovação imediata ocorresse. Os deputados, contudo, classificaram o projeto como incompleto e decidiram não prosseguir com a votação.
Além da oposição, que é declaradamente contrária ao PL, distritais da base temem novos impactos negativos após a repercussão desfavorável da proposta que autorizou a compra de parte do Banco Master pela instituição financeira.
A redação, encaminhada em caráter de urgência pela governadora Celina Leão (PP) à CLDF, tem como objetivo ratificar um acordo homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) entre União, Distrito Federal, Banco Central e o próprio BRB para tentar impedir a quebra do banco da capital da República.
O projeto
O projeto encaminhado à CLDF ratifica o acordo fechado entre o GDF e a União após conciliação realizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux.
A governadora disse ao Metrópoles que o PL será apenas para evitar questionamentos jurídicos. “É uma precaução. Estou com expectativa positiva da aprovação e pode ser até que a oposição vote junto, já que o governo federal sentou à mesa no STF e negociou conosco”, declarou.