Baixa umidade leva Defesa Civil a declarar estado de emergência no DF

Índice mínimo de 12% foi alcançado em dois dias seguidos. No domingo (12/8) atingiu meros 10%, a marca mais baixa do ano

atualizado 13/08/2018 13:58

Hugo Barreto/Metrópoles

A Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil declarou estado de emergência, nesta segunda-feira (13), após a umidade relativa do ar ter alcançado o índice mínimo de 12% em dois dias consecutivos, no Distrito Federal.

O DF registrou a umidade mais baixa de 2018 neste domingo (12). No Plano Piloto, ela ficou em 14% e em outras áreas, a exemplo do Paranoá, chegaram a 10%. Nesta segunda-feira (13), o índice de 12% foi alcançado no Parque das Águas Emendadas. Na região central do Plano Piloto, a umidade relativa do ar está em 16%, na tarde desta segunda.

A baixa umidade é normal no mês de agosto, e a tendência é continuar baixando. Já as temperaturas sobem bastante: domingo também foi o dia mais quente do ano, chegando a 31,4°C.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é que a estiagem se estenda até meados de setembro, quando começam as primeiras precipitações isoladas. A chuva só deve chegar para ficar entre outubro e novembro.

Cuidados especiais
A situação recomenda cuidados especiais principalmente com crianças e idosos. As atividades físicas e trabalhos ao ar livre devem ser suspensos entre 10h e 16h. Também é importante aumentar a ingestão de líquidos e evitar banhos prolongados com água quente e muito sabonete.

A orientação é que se evite o uso de ar-condicionado, faça refeições leves, use protetor solar em abundância e umidifique o ambiente com aparelhos ou toalhas molhadas, pingar duas gotas de soro fisiológico em cada narina, pelo menos 6 vezes ao dia. O procedimento evita o ressecamento nasal, diminuindo a ocorrência de sangramento.

O estado de atenção é declarado quando a umidade do ar fica entre 20% e 30%, durante cinco dias consecutivos. O estado de alerta é quando os registros variam entre 12% e 20% por três dias seguidos.

Últimas notícias