*
 

O Distrito Federal registrou a umidade mais baixa de 2018 neste domingo (12/8). O Plano Piloto ficou em 14% e outas áreas, a exemplo do Paranoá, chegaram a 10%. Por enquanto, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a Defesa Civil mantêm o alerta laranja para a população.

Caso a umidade continue baixando e mais regiões registrem índices abaixo de 12%, será declarado o alerta vermelho, ou seja, estado de emergência.

A baixa umidade é normal no mês de agosto, e a tendência é continuar baixando. As temperaturas, no entanto, sobem bastante: domingo (12) foi o dia mais quente do ano, chegando a 31,4°C. O alerta laranja foi emitido no sábado (11) e deve evoluir para vermelho ao longo da semana.

A chuva da última semana também é normal para o período. Geralmente, são previstos um ou dois dias de precipitações isoladas.

Segundo o Inmet, a previsão é que a estiagem se estenda até meados de setembro, quando começam as primeiras precipitações isoladas. A chuva só deve chegar para ficar entre outubro e novembro.