metropoles.com

Atleta do DF busca apoio para participar das Surdolimpíadas

Lucas Nunes Mendes, 20 anos, é deficiente auditivo e precisa de dinheiro para custear uniforme, alimentação e hospedagem na Turquia

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Whatsapp
WhatsApp Image 2017-01-30 at 15.48.34
1 de 1 WhatsApp Image 2017-01-30 at 15.48.34 - Foto: Reprodução/Whatsapp

Lucas Nunes Mendes é um jovem atleta de 20 anos e, como tantos outros, traz consigo muitos sonhos. O rapaz, que é deficiente auditivo, encontrou no esporte uma maneira de vencer as dificuldades que a vida lhe impôs.

A mãe, Cledina Nunes Ribeiro, 40, é faxineira, e contou ao Metrópoles que o filho sempre se interessou por esportes. “Ele já fez natação e caratê. Agora, parece que se encontrou no atletismo. O Lucas é um anjo de pessoa, ótimo filho”, diz, orgulhosa.

O menino começou a ter problemas auditivos aos 8 meses de idade. Hoje, não escuta mais nada. A causa da deficiência, segundo a mãe, é desconhecida. “Nenhum médico conseguiu identificar o motivo.”

Mas a falta de audição não o impediu de progredir no esporte, e o rapaz foi convidado para participar das Surdolimpíadas de Verão 2017, que vão acontecer entre 18 e 30 de julho, na Turquia.

Há três anos no atletismo, Lucas disputa o salto em distância, além de correr os 400 e os 800 metros rasos. Durante esse período, o garoto já conseguiu resultados importantes, como um vice-campeonato no salto em distância e um terceiro lugar nos 800 metros rasos, no campeonato do Centro Integrado de Educação Física (Cief) de Brasília.

Potencial
O técnico, Gilvan Ferreira dos Santos, 51, revela que, desde o início, percebeu potencial no jovem. “Vi nele grande aptidão nos saltos, além de velocidade na corrida. Ele nunca falta aos treinos, além de ser muito esforçado. Auxilia os outros atletas e tem foco nos objetivos.”

O rapaz e outros 100 atletas treinam na segunda, quarta e sexta, das 19h às 21h, numa pista de atletismo próxima ao balão do Itapoã. Lucas vive com a mãe, o padrasto e o irmão de 12 anos na cidade. A família não tem recursos para pagar o uniforme, além de alimentação e hospedagem do menino na Turquia. Por isso, ele resolveu correr atrás de apoio, e vem realizando campanha com o objetivo de representar Brasília no campeonato.

“Quero ter o prazer de representar Brasília, além de buscar uma vida melhor, não só para mim, mas para minha família. Tenho certeza que vou conseguir”, diz.

Vamos ajudar o Lucas?

Reprodução/Whatsapp

Reprodução/Whatsapp

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?