*
 

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do DF (SJPDF) se manifestou, nesta terça-feira (5/6), contra a retirada do painel do Metrópoles, instalado na área central de Brasília. Em nota, a entidade repudiou a “atitude arbitrária” do Governo do Distrito Federal.

“O sindicato vê com preocupação medidas como essa, de explícito cerceamento à liberdade de expressão”, destacou o SJPDF. Segundo a nota, a retirada “torna-se ainda mais grave pelo fato de o  portal possuir licença para o uso do espaço e de os conteúdos divulgados no painel serem de interesse da população do DF, como notícias de trânsito, previsão do tempo, agenda cultural e informações de outras naturezas”.

De acordo com a entidade, a iniciativa fere os princípios da democracia, previstos na Constituição Federal, e do direito à informação, elencado no Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros.

“O SJPDF, ao mesmo tempo em que repudia tal atitude, solicita que o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) apresente os motivos e a legalidade do ato de retirar o painel eletrônico do Metrópoles“, completa o texto. O sindicato critica o fato de a remoção começar em um sábado, “antes de esgotar as instâncias administrativas de recursos”.

Confira a íntegra da nota:

Reprodução