metropoles.com

“Atitude arbitrária”, diz Sindicato dos Jornalistas sobre ação do GDF

Entidade que representa os profissionais da imprensa no DF repudiou retirada do painel do Metrópoles

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira/Metrópoles
empena, painel, metrópoles
1 de 1 empena, painel, metrópoles - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do DF (SJPDF) se manifestou, nesta terça-feira (5/6), contra a retirada do painel do Metrópoles, instalado na área central de Brasília. Em nota, a entidade repudiou a “atitude arbitrária” do Governo do Distrito Federal.

“O sindicato vê com preocupação medidas como essa, de explícito cerceamento à liberdade de expressão”, destacou o SJPDF. Segundo a nota, a retirada “torna-se ainda mais grave pelo fato de o  portal possuir licença para o uso do espaço e de os conteúdos divulgados no painel serem de interesse da população do DF, como notícias de trânsito, previsão do tempo, agenda cultural e informações de outras naturezas”.

De acordo com a entidade, a iniciativa fere os princípios da democracia, previstos na Constituição Federal, e do direito à informação, elencado no Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros.

“O SJPDF, ao mesmo tempo em que repudia tal atitude, solicita que o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) apresente os motivos e a legalidade do ato de retirar o painel eletrônico do Metrópoles“, completa o texto. O sindicato critica o fato de a remoção começar em um sábado, “antes de esgotar as instâncias administrativas de recursos”.

Confira a íntegra da nota:

Reprodução

 

 

Compartilhar notícia