Após 483 dias, viaduto do Eixão é liberado parcialmente

Estrutura desabou em 6 de fevereiro de 2018, por falta de manutenção. Parte inferior, no entanto, permanece fechada para o trânsito de veículos e, segundo previsões, deve ser desobstruída até o fim deste mês

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

André Borges/Especial para o Metrópoles
Viaduto3
1 de 1 Viaduto3 - Foto: André Borges/Especial para o Metrópoles

A pista superior do viaduto da Galeria dos Estados foi liberada no começo da tarde desta terça-feira (04/06/2019). O elevado estava interditado desde o desabamento parcial da estrutura, ocorrido em 6 de fevereiro de 2018.

Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), a reconstrução custou R$ 12.793.816,72 aos cofres públicos. O trecho inferior permanece fechado para o trânsito de veículos.

Veja o momento em que o trânsito é liberado:

A reforma foi conduzida por consórcio administrado pela empresa Via Engenharia. Segundo o GDF, a liberação vai beneficiar cerca de 120 mil motoristas que passam diariamente pela região. “O desabamento desse viaduto é aquilo que venho afirmando e volto a afirmar: Brasília estava abandonada”, disparou o governador Ibaneis Rocha (MDB), em clara crítica ao seu antecessor, Rodrigo Rollemberg (PSB).

No entendimento do emedebista, o Executivo local precisa dar mais atenção às pequenas obras, a fim de evitar grandes tragédias.

De acordo com o diretor-geral do DER, Fauzi Nacfur, a atual gestão recebeu a estrutura com apenas 20% de conclusão. Para acelerar a reinauguração, o governo mobilizou três equipes de trabalhadores.

Enchentes em Vicente Pires

No mesmo evento, o titular do Palácio do Buriti falou das enchentes que afligem moradores da capital do país, sobretudo a população de Vicente Pires. Para ele, os transtornos são consequência da falta de manutenção da rede de captação das águas pluviais. “A população quer soluções e esse é o nosso compromisso”, disse Ibaneis.

Sucessivas promessas

Até a reinauguração do viaduto, o Governo do Distrito Federal (GDF) apresentou sucessivas mudanças na previsão de entrega da pista. Após a demora para licitação no governo anterior, a Via Engenharia iniciou a recuperação em outubro de 2018. No entanto, o detalhamento do projeto demorou a ser concluído, e as obras só começaram em novembro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?