metropoles.com

Após 1 ano, Ibaneis acompanha liberação do tráfego no viaduto da Samdu

O viaduto da Avenida Samdu estava interditado desde junho de 2021 em razão da construção do túnel de Taguatinga, no centro da cidade

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
ibaneis-tunel-taguatinga3
1 de 1 ibaneis-tunel-taguatinga3 - Foto: Divulgação

O governador Ibaneis Rocha (MDB) acompanhou a liberação do tráfego do viaduto da Avenida Samdu na manhã desta segunda-feira (1°/8). A estrutura estava interditada desde junho de 2021 em razão da construção do túnel de Taguatinga. A liberação da pista ocorreu às 10h20.

Na ocasião, o chefe do Palácio do Buriti também visitou a obra na área central de Taguatinga.

“É uma visita importante. Estamos na fase de pavimento rígido das últimas fases antes da liberação da pista, que, segundo previsão das empresas e dos engenheiros que fiscalizam a obra, deve ocorrer até 30 de setembro”, comentou Ibaneis.

0

A primeira etapa da liberação do túnel, prevista para setembro, compreende o trecho dos veículos que trafegam de Ceilândia para o Plano Piloto. A segunda fase será para os motoristas que desejam seguir no sentido contrário. Nesse caso, a previsão é para o fim de outubro. A conclusão de todo a estrutura viária está prevista para dezembro.

“Hoje, acontece uma parte importante da obra, que é a liberação da Avenida Samdu. É uma obra que vai beneficiar muito os moradores de toda essa região, e temos de acompanhar de perto porque temos cronogramas a cumprir. Tivemos o aumento dos insumos, renegociamos os contratos, mas está tudo dentro do esperado”, pontuou o governador.

Mudanças no centro de Taguatinga

A passagem subterrânea fará uma ligação para motoristas que trafegam no sentido Ceilândia, via Avenida Elmo Serejo, além de oferecer rota alternativa pela superfície para o centro de Taguatinga. O objetivo é evitar a retenção de veículos nos semáforos do centro da cidade, problema antigo para moradores e motoristas da região. Com a conclusão da obra, os carros que estiverem na Avenida Elmo Serejo, sentido Plano Piloto, vão entrar pelo túnel e sair na Estrada Parque Taguatinga (EPTG).

Do outro lado, aqueles que chegarem a Taguatinga pela EPTG também passarão pelo túnel até o início da Via Estádio, saindo logo após o viaduto da Avenida Samdu. Vias marginais darão acesso às avenidas Comercial Sul e Norte e Samdu Sul e Norte. A passagem subterrânea terá 1.010 metros de extensão e vai contar com duas vias paralelas, cada uma com três pistas de rolagem em cada sentido.

A Avenida Central de Taguatinga se transformará em um boulevard arborizado, com foco nas pessoas e no comércio da região. Além do paisagismo, as calçadas serão reformadas, e os estacionamentos, ampliados.

Compartilhar notícia