metropoles.com

Coronavírus: área de quarentena na Itália tem 90 mil brasileiros

A estimativa foi feita pelo Itamaraty que ainda não tem posição sobre a eventual possibilidade de resgatar brasileiros no local

atualizado

Compartilhar notícia

O Ministério das Relações Exteriores estima que de 70 mil a 90 mil brasileiros estejam na área de quarentena no norte da Itália, por causa do novo coronavírus. A quarentena obrigatória foi anunciada neste domingo (08/03) pelo primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte.

O isolamento se estende pela região da Lombardia e outras 14 províncias, incluindo Milão e Veneza. O bloqueio durará até 03/04. Além da quarentena, o governo determinou o fechamento de escolas, ginásios, museus, cinemas e clubes noturnos, entre outros espaços públicos da região.

Deste total, entre 40 mil e 60 mil estão na região da Lombardia, área mais afetada pelo novo coronavírus. O Itamaraty ressalta, contudo, que os dados são estimados, uma vez que os brasileiros não têm a obrigação de se registrarem no consulado.

O governo ainda não tem uma posição sobre a eventual possibilidade de resgatar brasileiros que manifestarem interesse em sair da Itália, a exemplo do que foi feito com os cidadãos do país que estavam em Wuhan, na China, epicentro de contágio do coronavírus.

Em fevereiro, o governo brasileiro resgatou 34 pessoas na China. Na chegada ao Brasil, os brasileiros e a tripulação passaram por quarentena em Anápolis (GO) por duas semanas.

A Itália é o país europeu mais atingido pelo coronavírus. O número de casos confirmados já chega a 5.883, e o registro é de 230 mortos pela doença.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?