atualizado
A primeira unidade do projeto Academia ao Ar Livre, foi entregue pela Prefeitura de São Paulo em Santana, na Zona Norte. Com investimento de R$ 357,3 mil, a academia tem nove equipamentos modernos de musculação, acesso gratuito e funcionamento 24 horas.
Por meio de QR Codes disponíveis nos aparelhos, os usuários da academia inteligente têm acesso a vídeos explicativos, instruções de utilização e sugestões de treino diretamente no celular.
A plataforma também permite acompanhar a evolução dos exercícios e estimular a criação de hábitos saudáveis, ampliando o acesso da população a uma prática física orientada e de qualidade, de forma gratuita.

A inauguração da nova academia integra uma estratégia mais ampla da gestão municipal para combater o sedentarismo, prevenir doenças crônicas e ampliar o acesso ao esporte.
Além de ampliar o acesso, a nova academia introduz um padrão tecnológico superior aos equipamentos tradicionalmente instalados em praças. Segundo os idealizadores, trata-se de um modelo pensado como porta de entrada qualificada para a prática esportiva, principalmente para as pessoas que não têm condições de frequentar uma academia.
Rotina Ativa
A iniciativa faz parte do programa Rotina Ativa, que já conta com 206 profissionais de educação física atuando em integração com UBSs e CAPS, ampliando o alcance da política pública especialmente em áreas de maior vulnerabilidade.
Moradores da região aprovaram a academia, como o advogado Paulo Lowenthal, 48 anos.
“Vou encaixar as atividades aqui na minha rotina nos dias em que não fizer corrida. A opção de treinar ao ar livre me parece interessante, porque a academia do prédio dá um pouco de sensação de claustrofobia. Aqui há equipamentos que permitem um treino mais voltado para força, mais de musculação mesmo.”
Para a assistente social Regina Conceição de Moura, a principal vantagem é o acesso democrático.
“Estar ao ar livre e ser de graça vai estimular a população a fazer exercício, principalmente idosos e pessoas que não têm condições de frequentar uma academia. Assim, é possível ter mais qualidade de vida.”
Atualmente, São Paulo conta também com 235 Centros Desportivos da Comunidade (CDCs) e 46 centros esportivos, além de novos investimentos recentes, como a modernização do Centro Olímpico do Ibirapuera e a entrega de unidades Thomaz Mazzoni, na Vila Maria, e em Itaquera, no Conjunto José Bonifácio.

