metropoles.com

Marisa Monte mergulha no audiovisual com turnê que vem a Brasília

Cantora retorna à capital federal em 29 e 30 de setembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Há ingressos a partir de R$ 200

Foto: Leo Aversa
Marisa Monte
1 de 1 Marisa Monte - Foto: Foto: Leo Aversa

atualizado

A turnê Portas, da cantora Marisa Monte, é marcada por diversos conteúdos audiovisuais, com vídeos de bastidores e muita interação com o público. Em entrevista exclusiva ao Metrópoles, a artista, que se apresenta em Brasília nos dias 29 e 30 de setembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, revelou que está finalizando a edição da gravação de um show ao vivo no Rio de Janeiro.

“Estou aproveitando essa fase de expansão que vai seguir comigo e com o público, em forma de memória”, contou. As apresentações da turnê também são marcadas por elementos audiovisuais. “Vai além das músicas. As imagens potencializam os sentidos das canções”, comenta Marisa.

Compre aqui o seu ingresso

Leia mais: 10 músicas de Marisa Monte que fizeram sucesso em novelas e séries

Álbum visual

O disco Portas também é considerado um álbum visual, ou seja, todas as faixas têm um videoclipe. O projeto foi desenvolvido em parceria com a artista plástica Marcela Cantuária.

“Marcela Cantuária é uma artista que eu seguia há cerca de dois anos; suas pinturas foram uma das janelas que eu mantinha aberta para o mundo durante o isolamento. Sem que ela soubesse, eu a vi pintar mulheres, animais, histórias, natureza… Seu universo cheio de mistérios, fantasias, oratórios, símbolos, feminismo, cores e imagens me encantou e seduziu”, contou Marisa Monte.

“Como o meio musical é majoritariamente masculino, quis, no álbum visual, tentar promover um equilíbrio e convidar uma parceira mulher. Trabalhamos numa troca intensa de referências, num diálogo profundo entre nossos diferentes campos artísticos, durante dois meses, para que ela criasse essa série de pinturas chamada Portas. Com seu olhar e traço virtuoso, ela criou um imaginário que potencializou e deu forma às canções.”

Marisa Monte, sobre a produção dos visuais para o álbum Portas

No canal do YouTube, Marisa postou um vídeo com bastidores da criação, ao lado de Marcela.

 

Cenário 

Já o cenário da turnê foi criado a partir da série Fundos, da artista plástica Lúcia Koch. A obra usa caixas para criar “ambientes arquitetônicos com luzes e sombras”, como define Marisa. “Achei que seria perfeito para a atmosfera do show.”

“A ideia era criar um diálogo entre o mundo interior, o isolamento, o confinamento, e o mundo exterior, por meio da imaginação, do sonho, do poético e do lúdico”, compartilha Marisa.

Com esse conceito, ela planejou o cenário da turnê, ao lado de uma equipe de criação, que conta com Batman Zavareze e Claudio Torres como codiretores.

Leia mais: Marisa Monte: 5 curiosidades sobre a turnê Portas, que vem a Brasília

Compre aqui o seu ingresso

Fotografia colorida do show da turnê Portas da Marisa Monte
Esta é a primeira turnê solo da cantora em cerca de uma década

Série de vídeos

Desde o começo da turnê, em 2022, Marisa posta vídeos no YouTube em que revela bastidores. A websérie chamada #TourPortas apresenta conteúdos que destacam os ensaios, as equipes e os fãs.

 

Além disso, nas redes sociais, a cantora também posta vídeos com dúvidas sobre a turnê e registros dos fãs curtindo os shows.

Em Brasília, o show da turnê Portas, de Marisa Monte, é apresentado pelo Banco do Brasil, com patrocínios da Brasal e do Conselho Nacional do Sesi, realização do Metrópoles Music e produção da Oh! Artes.

Compre aqui o seu ingresso

Metrópoles Music

O primeiro show do Metrópoles Music ocorreu em novembro de 2022 e teve como atração principal a banda indie The Killers.

Em 2023, o braço de entretenimento do portal promoveu os megashows das bandas de rock Kiss e Deep Purple, além das apresentações de Dionne Warwick, do trio italiano Il Volo, da britânica Joss Stone e da performance de ABBA The Show.

Giulia Be será uma das atrações, com a turnê Disco Voador, em 21 de outubro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. A artista se apresentará junto a uma banda 100% feminina.

A canadense Diana Krall também fará um show em 13 de novembro. Ela é a cantora de jazz feminina mais conhecida de sua geração.

Acompanhe o Metrópoles e siga as redes sociais do grupo de comunicação para ficar por dentro da programação dos espetáculos.

Compre aqui o seu ingresso

Marisa Monte – Turnê Portas

Data: 29 e 30 de setembro
Horário: 21h30
Local: Auditório Máster do Centro de Convenções Ulysses
Valores: meia-entrada a partir de R$ 200
Taxa de conveniência on-line: 11%
Classificação indicativa: 14 anos
Informações: (61) 3554-4005 / WhatsApp: (61) 98141-1990

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?