Domingão Tarifa Zero: SP implementa gratuidade nos ônibus aos domingos
Primeiro dia com passagem gratuita gerou aumento de 35% no fluxo de passageiros, nas linhas municipais da capital paulista

Os passageiros que utilizam as linhas de ônibus municipais da cidade de São Paulo têm gratuidade na passagem aos domingos, da 0h às 23h29. A iniciativa, que começou a valer em 17 de dezembro, seguirá de forma permanente, inclusive no feriado do Natal (25/12), do Ano Novo (1º/1) e no Aniversário de São Paulo (25/1).
O Domingão Tarifa Zero, promovido pela prefeitura, visa incentivar o uso do transporte público pela população e pelos turistas, além de ampliar o acesso a áreas de lazer, parques, centros esportivos e eventos culturais na capital paulista.
Logo no primeiro dia de implementação, houve um aumento de 35% no fluxo de passagens em relação aos domingos anteriores. De acordo com dados da Prefeitura de São Paulo, o número passou de 2,2 milhões para exatos 2.974.400 milhões, ou seja, quase 800 mil pessoas a mais do que a média. Na região periférica, o crescimento foi de 38%.
O Domingão Tarifa Zero contempla 4,8 mil ônibus da frota municipal que operam 1.175 linhas em toda a cidade de São Paulo. Os veículos que atendem pontos como Sesc Itaquera, Parque do Ibirapuera e Parque do Carmo registraram grande fluxo de passageiros.
Os técnicos da SPTrans acompanharam toda a operação, monitorando as linhas mais movimentadas, e orientaram os passageiros em seus deslocamentos.
Como aproveitar
Para quem for aproveitar a gratuidade aos domingos, basta aproximar o bilhete único no validador da catraca, e a entrada será liberada sem cobrança no cartão. Quem não tiver o bilhete único pode solicitar a liberação ao cobrador ou ao motorista.
A medida vale para ônibus municipais que circulam na capital.