metropoles.com

Tarifa Zero: veja como será a gratuidade nos ônibus aos domingos em SP

Tarifa Zero será implantada nos ônibus municipais, aos domingos, em São Paulo, a partir do dia 17; prefeitura ponta benefícios da gratuidade

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/SPTrans
Ônibus municipal da SPTrans estacionado em terminal na capital paulista; linhas terão tarifa zero aos domingos na capital paulista - Metrópoles
1 de 1 Ônibus municipal da SPTrans estacionado em terminal na capital paulista; linhas terão tarifa zero aos domingos na capital paulista - Metrópoles - Foto: Divulgação/SPTrans

São Paulo — A capital paulista terá tarifa zero aos domingos a partir deste dia 17 e também no Natal (25/12), Ano Novo (1º/1) e Aniversário de São Paulo (25/1. A medida foi anunciada pela prefeitura na última segunda-feira e, segundo a administração municipal, tem como objetivo incentivar o uso do transporte público e ampliar o acesso da população aos equipamentos de lazer.

De acordo com a administração municipal, o custo da gratuidade aos domingos será de R$ 280 milhões por ano.

Durante o anúncio, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) disse que a tarifa zero faz parte de uma política de inclusão da população de baixa renda.

“É uma questão fundamental para a saúde mental, porque o trabalhador recebe o vale-transporte para ir trabalhar e voltar para casa. Por exemplo, um casal com três filhos gasta R$ 44 com transporte, que vai deixar de gastar”, disse.

Como usar

A gratuidade vale durante todo o domingo, a partir da meia-noite. Para quem tem o bilhete único, basta aproximar do validador da catraca. A tarifa não será cobrada. Quem não tem bilhete único contará com a ajuda do cobrador ou do motorista, que farão a liberação da passagem.

A gratuidade só vale para os ônibus municipais, sob a gestão da SPTrans. Metrô, CPTM e ônibus intermunicipais da EMTU estão sob responsabilidade do governo estadual e não fazem parte do programa Tarifa Zero.

Como funciona hoje

A capital paulista conta aos domingos com 1.175 linhas de ônibus municipais, que transportam 2,2 milhões de passageiros em uma frota de 4.800 coletivos. Segundo a prefeitura, não haverá superlotação, porque estudos da SPTrans apontam que há 60% de capacidade ociosa durante algum dos períodos do dia.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?