Conteúdo especial

Colégio em Taguatinga vira referência em arquitetura educacional

Oceano Arquitetura entrega espaços mais humanizados e interativos para alunos e comunidade, integrando inclusive ensino médio e superior

atualizado 29/06/2022 13:39

Em meio às comemorações dos 64 anos de fundação, completados neste mês de junho, Taguatinga ganha mais um presente. A Oceano Arquitetura entrega o recém-reformado Colégio e Faculdade Projeção, localizado na Avenida Samdu Norte, que agora é referência na área de arquitetura educacional, com espaços mais humanizados e interativos para alunos e comunidade.

Entre as melhorias, foi criado um grande foyer que liga salas, recepção, auditório e praça. “Foi um grande presente pra nós, alunos, termos esses espaços de uso coletivo e de socialização. Uma área agradável para bater papo e descontrair no intervalo das aulas, principalmente depois de um período longe do campus, devido à pandemia”, conta a estudante do 5º semestre do curso de Psicologia da Faculdade Projeção, Miriãn Nunes, de 37 anos.

Ela destaca, ainda, o Espaço Imagine, criado pela Oceano Arquitetura. “Sem dúvidas, um lugar aconchegante, onde podemos nos preparar para a apresentação de seminários e também estudar individualmente, em um local confortável e moderno. Eu simplesmente adorei a proposta”, completa Miriãn. Além de um mobiliário diferenciado, o lugar pode ser configurado de múltiplas formas, ampliando as possibilidades de aprendizagem.    

“Os anos de HomeSchooling modificaram a forma de ensino, exigindo ainda mais de professores e escola na escolarização e, principalmente, na socialização. Por isso, na reforma, priorizamos espaços abertos fora da sala de aula, incentivando a circulação, o encontro e o debate. Sempre num espaço amplo e agradável, combinando fluxos, gostos e interesses diferentes.”

Thalisson Mesquita, sócio da Oceano Arquitetura e arquiteto responsável pela reforma

A nova disposição de espaço proposta pela Oceano Arquitetura ganhou o coração da estudante de 17 anos Danielle Bastos de Freitas, do 3ª ano A, que agora se sente ainda mais próxima do futuro, com a união dos espaços do ensino médio e graduação. “Ficar mais perto da faculdade me deu mais incentivo, de conhecer as pessoas de lá, fora que é o mesmo percurso, o que faço hoje e o que farei quando estiver no ensino superior, então, isso é muito legal.”

A reforma permitiu também uma maior conexão com a cidade, com o novo auditório. “Um convite para que a comunidade e escola estejam cada vez mais em sintonia, com uma escola mais aberta e integrada com Taguatinga, mantendo, claro, a discrição que uma instituição de ensino deve ter”, ressalta o arquiteto Thalisson Mesquita.

Diretor de Educação do Colégio Projeção e reitor do UniProjeção, o professor José Sérgio de Jesus garantiu que continuará fazendo o papel de agente transformador por meio da educação, agora com novos espaços, com estrutura atualizada e em parceria com a comunidade.

0