Intercâmbio profissional: programa de Brasília te ajuda nessa viagem

Já pensou em trabalhar no exterior e não ter que se preocupar com custos de alimentação e moradia? Essa ideia pode se tornar realidade

atualizado 13/07/2018 21:46

Arquivo pessoal

Muitas pessoas procuram o exterior com o intuito de descansar nas férias. Mas, você já imaginou a possibilidade de passar uma temporada em outro país trabalhando na sua área? Ter a oportunidade de aprender mais sobre outra cultura, desafiando-se todos os dias a ser um profissional melhor? Essa ideia pode sair do papel e se tornar realidade.

A designer Valéria Lima dos Santos Evangelista, de 22 anos, preparou as malas e embarcou para o Egito em busca de crescimento profissional. Ao todo, ficou cinco meses no exterior, trabalhando em uma agência de design. A jovem conseguiu realizar o intercâmbio através do programa Talentos Globais, da AIESEC – organização gerida por jovens que oferece esse serviço em Brasília (DF).

A organização, presente em mais de 125 países e territórios e reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), possibilita a viagem para diversos lugares como Colômbia, Índia, Hungria, Turquia, México e Egito. O intercâmbio pode ter duração de seis meses a um ano.

“Morar no Egito era uma surpresa todos os dias. Morava com meninas de todo o mundo e todo dia era uma experiência diferente. Mas o que mais me marcou foi o choque cultural que eu tive no começo. Como por exemplo: o idioma. A maioria sabe falar inglês, mas algumas pessoas não sabem. Para se comunicar era tudo na mímica”, contou Valéria.

A designer afirma que o intercâmbio serviu para abrir seu horizonte. “Agora eu sei exatamente o que quero para minha vida profissional”, pontuou. “Eu cresci muito profissionalmente. Nunca imaginaria que faria uma entrevista de emprego em inglês e passaria. Ajudou muito na minha confiança”, concluiu Valéria.

Arquivo pessoalComo funciona?
O programa consiste em uma experiência profissional em uma empresa no exterior, onde o jovem irá desempenhar tarefas vinculadas à sua área de atuação. As oportunidades são voltadas principalmente para os cursos de tecnologia da informação, educação, marketing e administração.

Para se candidatar, é necessário ter entre 18 e 30 anos, falar inglês ou espanhol avançado, ter experiências práticas na área de atuação e disponibilidade para viajar em até 2 meses.

As inscrições devem ser realizadas no portal da AIESEC, por meio do link do projeto. Na sequência, o interessado escolhe as vagas que cumprem os pré-requisitos e, caso as empresas se interessem pelo perfil, é convidado para uma entrevista. Se aprovado, o candidato realiza o pagamento e se mobiliza para compra de passagem, retirada do visto e contratação do seu seguro de saúde – itens que serão arcados pelo próprio indivíduo.

Bolsa
No país de destino, o jovem recebe assistência da AIESEC Brasília e da entidade internacional que o receberá. Ele contará também com uma bolsa auxílio, baseada nos custos de vida do país, para que possa cobrir custos com transporte local, alimentação e acomodação.

É importante ressaltar que a bolsa auxílio somente é fornecida após o final do primeiro mês trabalhado, então é necessário que o intercambista se programe para os gastos iniciais.

 

Últimas notícias