metropoles.com

Intercâmbio profissional: programa de Brasília te ajuda nessa viagem

Já pensou em trabalhar no exterior e não ter que se preocupar com custos de alimentação e moradia? Essa ideia pode se tornar realidade

atualizado

Compartilhar notícia

Arquivo pessoal
Intercâmbio
1 de 1 Intercâmbio - Foto: Arquivo pessoal

Muitas pessoas procuram o exterior com o intuito de descansar nas férias. Mas, você já imaginou a possibilidade de passar uma temporada em outro país trabalhando na sua área? Ter a oportunidade de aprender mais sobre outra cultura, desafiando-se todos os dias a ser um profissional melhor? Essa ideia pode sair do papel e se tornar realidade.

A designer Valéria Lima dos Santos Evangelista, de 22 anos, preparou as malas e embarcou para o Egito em busca de crescimento profissional. Ao todo, ficou cinco meses no exterior, trabalhando em uma agência de design. A jovem conseguiu realizar o intercâmbio através do programa Talentos Globais, da AIESEC – organização gerida por jovens que oferece esse serviço em Brasília (DF).

A organização, presente em mais de 125 países e territórios e reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), possibilita a viagem para diversos lugares como Colômbia, Índia, Hungria, Turquia, México e Egito. O intercâmbio pode ter duração de seis meses a um ano.

“Morar no Egito era uma surpresa todos os dias. Morava com meninas de todo o mundo e todo dia era uma experiência diferente. Mas o que mais me marcou foi o choque cultural que eu tive no começo. Como por exemplo: o idioma. A maioria sabe falar inglês, mas algumas pessoas não sabem. Para se comunicar era tudo na mímica”, contou Valéria.

A designer afirma que o intercâmbio serviu para abrir seu horizonte. “Agora eu sei exatamente o que quero para minha vida profissional”, pontuou. “Eu cresci muito profissionalmente. Nunca imaginaria que faria uma entrevista de emprego em inglês e passaria. Ajudou muito na minha confiança”, concluiu Valéria.

Arquivo pessoalComo funciona?
O programa consiste em uma experiência profissional em uma empresa no exterior, onde o jovem irá desempenhar tarefas vinculadas à sua área de atuação. As oportunidades são voltadas principalmente para os cursos de tecnologia da informação, educação, marketing e administração.

Para se candidatar, é necessário ter entre 18 e 30 anos, falar inglês ou espanhol avançado, ter experiências práticas na área de atuação e disponibilidade para viajar em até 2 meses.

As inscrições devem ser realizadas no portal da AIESEC, por meio do link do projeto. Na sequência, o interessado escolhe as vagas que cumprem os pré-requisitos e, caso as empresas se interessem pelo perfil, é convidado para uma entrevista. Se aprovado, o candidato realiza o pagamento e se mobiliza para compra de passagem, retirada do visto e contratação do seu seguro de saúde – itens que serão arcados pelo próprio indivíduo.

Bolsa
No país de destino, o jovem recebe assistência da AIESEC Brasília e da entidade internacional que o receberá. Ele contará também com uma bolsa auxílio, baseada nos custos de vida do país, para que possa cobrir custos com transporte local, alimentação e acomodação.

É importante ressaltar que a bolsa auxílio somente é fornecida após o final do primeiro mês trabalhado, então é necessário que o intercambista se programe para os gastos iniciais.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?