metropoles.com

Intercâmbio levará 120 alunos brasileiros para o Reino Unido

Acordo tem o intuito de fomentar o programa de qualificação internacional em turismo e hospitalidade promovido pelo governo brasileiro

atualizado

Compartilhar notícia

Edge Hill University/Divulgação
universidade
1 de 1 universidade - Foto: Edge Hill University/Divulgação

Os governos do Brasil e do Reino Unido assinaram um memorando de entendimento de cooperação entre os dois países com o intuito de fomentar o setor de turismo e qualificar os futuros profissionais que atuarão no segmento. O acordo prevê o intercâmbio de 120 estudantes brasileiros de cursos técnicos e de graduação de instituições públicas para um treinamento de até três meses no Reino Unido, em 2018.

A parceria foi acertada pelo Ministro do Turismo, Marx Beltrão, e o Encarregado de Negócios do Governo Britânico no Brasil, Wasim Mir, além de contar com a presença do presidente da Associação de Colleges do Reino Unido, David Hughes.

De acordo com o MTur, a seleção dos estudantes será realizada no primeiro semestre deste ano. A proposta é complementar a formação dos estudantes em outro idioma e técnicas de turismo e hospitalidade. A bolsa oferecida contempla a matrícula na universidade, além de cobrir gastos com hospedagem, alimentação, auxílio-deslocamento, seguro saúde e ajuda de custo mensal.

Os critérios de seleção dos bolsistas são os seguintes: o estudante deve ser brasileiro e residir no país no momento da candidatura; estar matriculado em curso de bacharelado, licenciatura, e/ou tecnólogo em Turismo e/ou Hospitalidade; ter integralizado de 20% a 80% do currículo previsto do seu curso; ter obtido nota no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) igual ou superior a 600 pontos, a partir de 2009; apresentar perfil de aluno de excelência, baseado no bom desempenho acadêmico, segundo parâmetros da Instituição de Ensino Superior e; comprovar proficiência mínima em língua inglesa.

A grade disciplinar será a mesma para todos os estudantes, mesmo os que estejam em diferentes instituições da Associação de Colleges, como são chamadas as faculdades no Reino Unido. O chefe de cozinha britânico Jamie Oliver é esperado para ministrar algumas aulas na área de gastronomia para um grupo desses estudantes. Para Londres serão 12 vagas, enquanto as demais serão destinadas a outras cidades da Inglaterra e para outros países do Reino Unido (Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?