Itamaraty divulga regulamento de concurso para diplomatas com 20 vagas

Serão abertas oportunidades para o cargo de terceiro-secretário. Informação foi anunciada nessa quarta-feira (19/06/2019), no Diário Oficial

Rafaela Felicciano/MetrópolesRafaela Felicciano/Metrópoles

atualizado 20/06/2019 6:36

O Ministério das Relações Exteriores divulgou o regulamento para o próximo concurso da carreira de diplomata. A pasta abrirá 20 vagas para o cargo de terceiro-secretário. A portaria foi assinada em 17 de junho e publicada nessa quarta-feira (19/06/2019), no Diário Oficial da União (DOU).

O edital deve ser divulgado no segundo semestre deste ano, no site do Instituto Rio Branco. No entanto, interessados em participar do certame podem começar a se preparar para as avaliações, já que a portaria do DOU deu informações preliminares sobre o conteúdo programático.

DOU/Reprodução

A avaliação objetiva terá questões de língua portuguesa e inglesa, história do Brasil e do mundo, política internacional, geografia, economia e direito. Além desses temas, a prova discursiva trará perguntas sobre língua espanhola e francesa. Ainda de acordo com a portaria, os testes devem ser aplicados em até dois meses após a publicação do edital.

O último concurso para a carreira diplomática foi feito em 2018. O certame ofereceu 26 vagas na classe inicial de terceiro-secretário, com salário inicial de R$ 18 mil.

Últimas notícias