metropoles.com

Concurso do Senado: ajustes de conteúdo e cotas adiam edital

Presidente da comissão examinadora, entretanto, prevê que documento com as regras do concurso saia ainda no primeiro semestre

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Senado
1 de 1 Senado - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O presidente da comissão examinadora que organiza o concurso público do Senado, Roberci Ribeiro, afirmou em nota, nesta segunda-feira (27/01/2020), que o edital ainda não foi publicado porque faltam ajustes de conteúdo e de regras quanto a cotas e Portadores de Necessidades Especiais (PNEs). Segundo ele, o documento precisará se ajustar a mudanças na legislação, especialmente quanto ao acesso diferenciado, acessibilidade e inclusão social – não há, contudo, previsão da data de lançamento: a estimativa, contudo, é de que seja ainda no primeiro semestre.

No último concurso de 2012, o edital foi praticamente uma repetição do de 2008. Com as novas exigências, notadamente das leis 13.146/2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência) e 12.990/2014 (reserva de 20% das vagas para candidatos negros), o texto precisará ser readequado.

Quanto às regras para candidatos com necessidades especiais, por exemplo, o edital deve trabalhar para garantir que o concurso seja “o mais inclusivo e participativo possível, assegurando um conjunto de tecnologias assistivas”, de acordo com Ribeiro. Já quanto às cotas, o intuito é coibir possíveis fraudes.

Além disso, o presidente informou que os critérios de recrutamento e seleção estão sendo discutidos diretamente com as secretarias em que os candidatos aprovados trabalharão. A intenção é, também, garantir que o certame cubra matérias que serão de fato importantes na atuação do servidor.

“Afinal de contas, os parâmetros de avaliação de desempenho e o conteúdo programático mínimo das provas devem ser definidos a partir da análise dos requisitos básicos à investidura no cargo e do perfil profissional desejado para o bom desempenho das competências e atribuições do cargo”, escreveu ele em nota.

Concurso
Segundo o ato do Senado que autorizou o certame, serão 40 vagas para Quadro de Pessoal e cadastro de reserva. A disputa envolverá técnicos legislativos, advogados e analistas legislativos nas especialidades administração, arquivologia, assistência social, contabilidade, enfermagem, informática legislativa, processo legislativo, redação parlamentar, engenharia do trabalho e engenharia eletrônica e comunicações. Os salários chegam a R$ 32 mil.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?