CIEE tem 3,5 mil vagas de estágio e para jovens aprendizes no DF

A oferta é 12% maior do que no mesmo período de 2019. Em todo o Brasil, a plataforma conta com 85 mil oportunidades

atualizado 07/01/2020 8:59

iStock

O ano de 2020 promete ser melhor para os jovens brasilienses que pretendem ingressar no mercado do trabalho. O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) conta com 3,5 mil vagas de estágio e aprendizagem neste primeiro trimestre. No mesmo período do ano passado, a oferta foi 12% mais baixa.

De acordo com o gerente regional do Centro-Oeste e DF do CIEE, Cláudio Rodrigo de Oliveira, o crescimento das oportunidades é um indicativo de recuperação econômica e a chance da nova geração obter experiências.

“Um número maior de empresas está apostando na abertura de vagas, oxigenando a equipe com novos ares e, em contrapartida, fornecendo uma ferramenta importante para que o jovem possa aprender, crescer e se inserir no mercado”, explica.

Os empresários que abrem espaço para estagiários e aprendizes ficam isentos de vínculo empregatício e dos respectivos encargos sociais e trabalhistas. A legislação, no entanto, prevê bolsa auxílio a critérios da contratante, direito a vale-transporte e recesso remunerado em caso de contratos de um ano.

O período de férias é considerado pela entidade como um dos mais propícios para quem procura oportunidade, devido ao aumento no fluxo de reposição de vagas nas contratantes.

“É um período em que as empresas estão reorganizando os funcionários. Muitas estão com vagas abertas porque os antigos estagiários se formaram ou concluíram o período máximo de dois anos nessa condição. Então, a dica é aperfeiçoar o currículo e ficar atento”, recomenta Oliveira.

No Brasil, serão ofertadas aproximadamente 85 mil vagas neste trimestre. Para se cadastrar, o interessado precisa acessar o site do CIEE e criar um login, preenchendo dados pessoais, acadêmicos e o currículo na própria plataforma.

Últimas notícias