Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Eleições 2026Vinicius Passarelli

PSol pede investigação de improbidade contra Nunes por ônibus reduzido

Pedido ao MPSP cita alertas prévios para pedir apuração de Nunes e do secretário de Mobilidade por frota reduzida de ônibus na eleição

28/10/2026 12:09
Reprodução/Rádio Eldorado
PSol pede investigação de improbidade contra Nunes por ônibus reduzido

Parlamentares do PSol entraram nessa terça-feira (27/10) com uma representação no Ministério Público de São Paulo (MPSP) pedindo a abertura de um inquérito civil por possível improbidade administrativa contra o prefeito Ricardo Nunes (MDB) e o secretário de Mobilidade Urbana, Celso Caldeira.

A representação é assinada pelo vereador Celso Giannazi, pelo deputado estadual Carlos Giannazi e pela deputada federal Luciene Cavalcante. Eles argumentam que houve uma suposta redução deliberada da frota de ônibus no segundo turno, em 25 de outubro.

Segundo a peça, entre 11h e 19h circularam em média 6.928 ônibus na capital, 65,8% dos 10.521 disponibilizados em dias úteis anteriores. Os autores afirmam que a Prefeitura de São Paulo foi alertada em 8 de outubro, por ofício do gabinete de Luciene Cavalcante, e em 19 de outubro, pela Procuradoria Regional Eleitoral. Também citam a ADPF 1.013, em que o STF exigiu transporte em níveis normais no dia da eleição.

Os parlamentares pedem a preservação de dados de GPS e bilhetagem, a oitiva dos gestores e o envio de cópia ao Ministério Público Eleitoral.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

Em agenda nessa terça-feira (27/10), Ricardo Nunes responsabilizou os motoristas de ônibus pela frota reduzida e alegou que a quantidade de ônibus em circulação foi determinada pelo número de motoristas que compareceram após o chamado das empresas. O prefeito, no entanto, reafirmou que a oferta de ônibus na capital teria sido “muito maior do que a demanda”.

Já a SPTrans disse que foi notificada pelo TRE-SP às 13h10 de sábado, com menos de 12 horas de antecedência. A ordem previa multa de R$ 100 mil ao prefeito e ao presidente da SPTrans em caso de descumprimento.