Deixe os tabus do lado de fora e pode entrar. Tudo sobre sexo, para você gozar a vida.

Prazer sem tabus #1: não existe padrão para a libido

O podcast de sexo do Metrópoles, Prazer sem tabus, discute temas sobre sexualidade toda segunda-feira

atualizado 02/05/2022 12:28

Foto: Reprodução/Alto Astral

Todo ano chega e a palavrinha que não sai da boca das pessoas e das matérias na coluna é… libido. Seja porque tem gente que perdeu o tesão ao longo do tempo e está em busca de uma solução milagrosa ou porque tem uma galera com excesso de energia sexual. Estes últimos são minoria.

Especialistas da área da sexualidade dizem que uma das maiores queixas da modernidade tem sido o baixo desejo sexual. 

Tá faltando tesão. Por que tem tanta gente sem vontade de transar? Existe um padrão para esse desejo que nos leva a ter vontade de fazer sexo? Neste primeiro episódio do podcast Prazer sem tabus, do Metrópoles, a libido tomou conta do bate-papo. As sexólogas Luísa Miranda e Thalita Cesário desmistificaram alguns pontos sobre libido e esclarecem mitos relacionados ao tema. 

0

As especialistas ainda alertaram quando a falta de prazer pela vida se torna um problema que deve ser resolvido com terapia, e quando não é de fato um problema. Muitas pessoas logo associam libido somente ao sexo. Mas o tema tá longe de ser apenas isso. Se tudo no dia-a-dia vai mal das pernas, se nada tá bem, como manter o desejo em alta?

A falta de libido

De acordo com as especialistas, a falta de desejo sexual ocupa o primeiro lugar no ranking de queixas sexuais se tratando de mulheres. E a situação se intensificou após a pandemia. 

“Muitas vezes, as pessoas chegam no consultório e nem sabem o que é libido. Só sabem que algo não vai tão bem e querem uma solução”, pontuou Luísa.

Vale ressaltar que existe a questão fisiológica e a questão psicológica. Quando se trata de pulsão vital e desejo sexual, ambas deveriam caminhar juntas.

Por fim, Thalita esclareceu: “Não acho que exista um padrão para libido. Principalmente quando se trata de sexo as pessoas gostam de levar vantagem e  tendem a falar que transam mais do que de fato condiz com a realidade e que gozam mais do que. E se você for se comparar ao padrão do outro, quando você tem uma queixa sexual, acaba achando que está fora do padrão e que tem um grande problema. Principalmente com as mulheres, elas acabam se comparando”.

Entre quatro paredes

No quadro Entre quatro paredes, do Prazer sem tabus, recebemos casos de ouvintes e leitores sobre as dores e delícias dentro e fora do quarto. Neste episódio as especialistas esclareceram histórias sobre falta de tesão ao longo do relacionamento. E também um caso de excesso.

Você também pode participar mandando seus casos para [email protected]

O Prazer sem tabus tem novos episódios sempre às segundas, a partir do meio dia. Você encontra o podcast em todas as plataformas digitais como Spotify, Deezer e Amazon Music: basta buscar pelo nome do programa, ou pode acessar a página da Pouca Vergonha no site do Metrópoles

Ficha técnica:

Apresentação: Luiza Barufi
Entrevistadas: Luísa Miranda e Thalita Cesário
Direção: Carol Bastos
Captação: Gabriel Foster
Edição: Gabriel Foster e Marcos Amorozo
Produção: Carol Bastos e Marcos Amorozo
Identidade visual: Carla Sena
Distribuição: Marcos Amorozo
Coordenação digital: Carol Bastos
Para falar com a equipe: [email protected]

 

Mais lidas
Últimas notícias