Deixe os tabus do lado de fora e pode entrar. Tudo sobre sexo, para você gozar a vida.

Manifesto do prazer: conheça o novo podcast de sexo do Metrópoles

Prazer sem Tabus é o novo podcast semanal do Metrópoles. Acompanhe toda segunda-feira em sua plataforma de áudio favorita

atualizado 20/06/2022 19:10

Banner de divulgação do novo podcast do Metrópoles, Prazer sem tabus - MetrópolesCarla Sena/Metropoles

Falar sobre sexualidade e prazer feminino fora da caixa se faz urgente, à medida que as mulheres conquistam acesso a tais prerrogativas. Não há como avançarmos no empoderamento feminino se não incluirmos o orgasmo nesse progresso. Ainda que a passos lentos, as mulheres vêm gozando do prazer que lhes foi negligenciado durante anos.

Para colocar esse debate mais presente no dia a dia, o Prazer sem tabus, novo Podcast de sexualidade do Metrópoles, vai ao ar toda segunda-feira em todas as plataformas de áudio.

Em 2020, a sexualidade começava a ocupar um novo lugar na vida das pessoas, que se voltavam ao sexual wellness, visando ao bem-estar como um todo, e, dessa vez, incluindo o prazer sexual. Até então, havia a tendência de separar os prazeres relacionados ao corpo e ao sexo.

O fato é que, por muito tempo (e ainda hoje), o ato sexual é colocado como alheio ao nosso corpo. Mas, esse cenário começou a mudar no momento de isolamento social: a descoberta do prazer a sós avançou e fez com que o mercado erótico movimentasse cerca de R$ 2 bilhões no país. Os vibradores passaram a ganhar mais espaço nos armários. Autoprazer foi a palavra de ordem.

A psicanalista, escritora e sexóloga Regina Navarro Lins reforça que as novas formas de amar e ter prazer ocupam cada vez mais espaço e concedem protagonismo à satisfação sexual individual. O aumento das  vendas de sex toys trazem consigo a potência de uma mulher que descobre que pode gozar. Apesar de otimista, sabemos que o caminho ainda é longo. E não há gozo que caminhe junto com tabus e preconceitos. 

A sociedade patriarcal – que atribui ao sexo feminino o papel dentro da família como esposa e mãe – espera de nós uma mulher que não goza nem pode sentir prazer. A estrutura desse espaço não cabe a uma mulher sexualizada; como consequência, mais de 55% das mulheres não conseguem chegar ao clímax, de acordo com uma pesquisa da USP, realizada pela psiquiatra Carmita Abdo.

Falar sobre libido e sobre o ápice do prazer não é apenas sobre gozar no sexo. Uma mulher que goza a vida é criativa, empoderada e segura de suas escolhas. Para começarmos a tentar chegar lá, é necessário conquistar o autoconhecimento. 

Prazer sem Tabus

Quanto menos falamos de um assunto que gera curiosidade, mais tabu ele se torna e mais desinformação é espalhada. Esse contexto dá margem a conceitos preconcebidos que não caminham junto ao prazer. É preciso falar, repetir e informar sobre o tema, até que se torne natural, como deve ser. Ocupar o corpo que somos, sem tabus.

Debater, conversar, informar e compartilhar informações a respeito desse assunto se faz urgente e ultrapassa as fronteiras da coluna escrita: agora, o Metrópoles dedicará um espaço para esse diálogo também nas suas plataformas de áudio favoritas. Prazer sem Tabus é o novo podcast sobre sexualidade, promovido pela Pouca Vergonha. O prazer sai do quarto e ocupa os mais diversos lugares. O riso, o gozo, a informação e a liberdade dos corpos devem andar juntos. Fora da caixa e sem tabus, a produção objetiva abordar o que todo mundo gosta, o que nem todo mundo gosta, aquilo sobre o que todos têm curiosidade, o que já até fizeram, ou o que nunca tentaram, por medo.

O podcast é um formato de conteúdo democrático que cai, cada vez mais, no gosto dos brasileiros. Atualmente, de acordo com uma pesquisa sobre o consumo desse tipo de material, realizada pela plataforma  CupomValido.com.br com dados da Statista e do Ibope, o Brasil está na terceira posição entre as nações onde mais se consome esse tipo de conteúdo – são mais de 30 milhões de ouvintes.

PRAZER! AQUI FALAMOS SOBRE SEXO

Serão abordados ainda temas como sexualidade, saúde sexual, relacionamentos e tudo o que move o comportamento humano – e, claro, sem tabus. Eu, Luiza Barufi, colunista da Pouca Vergonha, produzo o podcast junto com Carol Bastos e Marcos Amorozo.

Nos episódios, você vai aprender e se informar sobre o prazer consentido e sem culpa. Toda semana receberemos convidados que entendem do assunto e ajudam a desfazer as noias que rondam a cabeça de todo mundo – mas não deveria, quando se trata de sexo.

E o prazer não é a sós. Você pode participar mandando suas dúvidas e seus casos, ainda que de uma noite só. A produção contará com a presença de especialistas, para ajudar a trazer o sexo para a vida a real.

Espero vocês.

Mais lidas
Últimas notícias