Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Pouca vergonha

Prazer ou "nóias": no que você foca na hora do sexo?

Focar na performance durante a transa pode tirar a oportunidade de aproveitar momentos de prazer

25/09/2021 05:00
Getty Images
Prazer ou “nóias”: no que você foca na hora do sexo?

O clima esquentou e a transa vai rolar. Casual, inesperado ou ainda aquele sexo pré-agendado no encontro com o crush. Seja honesta, na hora “H” no que você pensa? No mundo do prazer, o ideal seria que no momento do sexo as pessoas estivessem pensando no… sexo! Mas sabemos que não é bem assim.  De acordo com cientistas, a mente humana tem cerca de 6,2 mil pensamentos por dia. 

Some isso às “nóias” e preocupações que envolvem o tema da sexualidade e da relação de prazer com o corpo humano. Resultado: tem muita gente focando na performance, ou preocupada em reprimir alguns sentimentos em um momento que seria para curtir e aproveitar. 

Prazer ou “nóias”: no que você foca na hora do sexo? - destaque galeria
6 imagens
Tem gente que se preocupa com a aparência
O foco também pode estar no desempenho
Ou ainda em controlar a velocidade do orgasmo
Especialistas orientam a tentar focar no momento presente
Ou no sexo com o par
Mas é preciso estar atento aos sinais
1 de 6

Mas é preciso estar atento aos sinais

Foto: Reprodução/Pajaris
Tem gente que se preocupa com a aparência
2 de 6

Tem gente que se preocupa com a aparência

O foco também pode estar no desempenho
3 de 6

O foco também pode estar no desempenho

Ou ainda em controlar a velocidade do orgasmo
4 de 6

Ou ainda em controlar a velocidade do orgasmo

Especialistas orientam a tentar focar no momento presente
5 de 6

Especialistas orientam a tentar focar no momento presente

Ou no sexo com o par
6 de 6

Ou no sexo com o par

A especialista,  Daniela Fontinele, esclarece que antes de tudo é preciso pensar o por quê fazemos sexo. A maioria das pessoas transa para sentir prazer e ainda construir intimidade: “Mas muita gente leva várias preocupações para a cama e fica tentando controlar essas “nóias” no meio da transa , ao invés de focar em todas as sensações do momento”, explica.

Receba no seu email as notícias da coluna Pouca Vergonha

Frequência de envio: Semanal

Ver todas as newsletters
Agenda oculta

De acordo com a sexóloga, é como se tivesse uma agenda oculta do sexo: “A pessoa pensa que existem coisas que tem que acontecer na transa, como se fosse um checklist, e acaba querendo esconder várias preocupações”, esclarece. Ela elenca quais são esses pensamentos que rondam a mente de muitas pessoas nessas horas. Confira.

Entre no canal de WhatsApp do Vida e Estilo

Performance

Ficar pensando no desempenho nessa hora pode acabar sendo frustrante. Pensar se está impressionando, se está “mandando bem”, também pode acabar sendo uma pressão. 

Foco no corpo

A obsessão com a aparência também é um dos temas que desvia o foco do prazer na hora “H”: “As pessoas ficam pensando nos cheiros, sons, e aparência do corpo. Ou ainda tentando esconder algum tipo de emoção, como nervosismo e ansiedade”, aponta a especialista.

Além disso existe a preocupação em manter a ereção e a lubrificação durante a transa. 

Velocidade do orgasmo

Um outro tema que pode acabar aparecendo é o tempo do orgasmo: “Algumas mulheres se preocupam se estão demorando demais para gozar e pensam em acelerar o processo, ou ainda homens que temem ejacular rápido demais e tentam controlar a velocidade”, afirma.

Relaxa, foca e goza

Não adianta, alguns pensamentos vão mesmo passar pelas nossas cabeças. E a dica da especialista para tentar reduzir as preocupações é focar nas sensações e no prazer, estando presente naquele momento.

Outra dica fundamental é deixar claro antes da transa, através da comunicação, quais são as intenções e expectativas com a parceria.

Vale lembrar que no sexo casual, nem sempre há intimidade para explanar as preferências ou expor vulnerabilidades, então é preciso tentar abordar algumas preocupações dentro dos limites possíveis e sempre dialogar.

Por fim: “O importante é estar bem com o pós-sexo também, seja para dormir de conchinha, acender um cigarro ou colocar a roupa e ir embora”, finaliza Daniela.