Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Paulo Cappelli

Oposição vai à PGR e acusa Dino de 3 crimes por negar envio de imagens

Senadores e deputados da oposição vão protocolar na PGR um pedido de impeachment do ministro da Justiça, Flávio Dino, por recusa de imagens

02/08/2023 02:00
Compartilhar notícia
Vinícius Schmidt/Metrópoles
ministro flávio dino câmeras fardas - Metrópoles

Senadores e deputados da oposição vão apresentar notícia-crime contra Flávio Dino à Procuradoria-Geral da República nesta quarta-feira (2/8). No documento, os parlamentares argumentarão que o ministro da Justiça incorreu nos crimes de prevaricação, desobediência e abuso de autoridade ao negar, à CPMI do 8 de Janeiro, imagens internas da sede do ministério.

A oposição acredita que vídeos das câmeras de segurança do Ministério da Justiça e Segurança Pública teriam potencial de revelar suposta omissão de Dino no 8 de Janeiro. Após a recusa do ministro, o presidente da CPMI, deputado Arthur Maia, deu 48 horas para Dino conceder as imagens. Caso contrário, a comissão acionará o STF para obrigá-lo a fornecer o material.

Oposição vai à PGR e acusa Dino de 3 crimes por negar envio de imagens - destaque galeria
3 imagens
O PGR Augusto Aras, citado por Toffoli em discurso
O presidente Lula e o ministro da Justiça, Flávio Dino
Presidente da CPMI, Arthur Maia deu 48h para Dino entregar as imagens
1 de 3

Presidente da CPMI, Arthur Maia deu 48h para Dino entregar as imagens

Reprodução/ TV Servidor
O PGR Augusto Aras, citado por Toffoli em discurso
2 de 3

O PGR Augusto Aras, citado por Toffoli em discurso

Reprodução
O presidente Lula e o ministro da Justiça, Flávio Dino
3 de 3

O presidente Lula e o ministro da Justiça, Flávio Dino

Marcelo Camargo / Agência Brasil

Flávio Dino usou uma rede social para se manifestar sobre o assunto. Segundo ele, a oposição busca inventar fatos.

“Tentaram fraudar a eleição de 2022 para ficar no poder. Ainda assim, perderam. Tentaram dar um golpe de Estado. Perderam novamente. (…) Não adianta ficar inventando ‘fatos’ para encobrir tais verdades.”

A notícia-crime chegará às mãos do PGR Augusto Aras. Ele deverá distribuí-la a Lindôra Araújo, que concentra os processos criminais de políticos com foro privilegiado, ou a Carlos Frederico, que está à frente das investigações sobre o 8 de Janeiro.

Receba no seu email as notícias da coluna Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters