metropoles.com

Aliados de Lula veem ministro do TCU como nome a ser avaliado ao STF

Ministro do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas é visto por aliados de Lula como um nome a ser avaliado para vaga no STF

atualizado

Divulgação/ TCU
Bruno Dantas toma posse como presidente do TCU

Ministro do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas é visto por aliados de Lula na Esplanada como um nome a ser avaliado para vaga no STF este ano.

Bruno Dantas assumiu a presidência do TCU em 2022 e teve postura firme quando militares pleitearam fazer auditoria nas urnas eletrônicas. Numa contraofensiva, o ministro atuou para que o tribunal fizesse a “fiscalização da fiscalização“.

Com trânsito na esquerda, Bruno Dantas também já teria provado fidelidade a quem o indica para tribunais. Petistas argumentam que o advogado chegou ao TCU apadrinhado por Renan Calheiros e não virou as costas ao senador após se tornar ministro.

“Bruno Dantas é um nome já testado”, avalia um integrante do governo Lula. Dantas tem 44 anos e é relativamente novo para assumir a vaga no STF. Contudo, petistas lembram que Dias Toffoli foi indicado aos 41 anos.

No atual mandato, Lula poderá indicar dois ministros ao STF, nas vagas de Ricardo Lewandowski e Rosa Weber, que se aposentam em maio e outubro deste ano de 2023.

O presidente e vice eleitos Lula e Alckmin em meio a outros políticos e membros do governo de transição na posse do ministro do TCU, Bruno Dantas. Eles aparecem de pé na plateia de frente pra mesa com os ministros - Metrópoles
Lula compareceu à posse de Bruno Dantas como presidente do TCU






Quais assuntos você deseja receber?