Lula estuda vetar aumento acima do teto a servidores do Legislativo
O presidente Lula estuda vetar o aumento de remuneração, que extrapola o teto constitucional, concedido a servidores da Câmara e do Senado

O presidente Lula estuda vetar o aumento de remuneração, que extrapola o teto constitucional, concedido a servidores da Câmara e do Senado após votações nas próprias Casas no início desta semana.
Integrantes do Palácio do Planalto afirmaram à coluna que a tendência é que, nos próximos dias, o presidente vete o reajuste. “Por enquanto, prevalece a posição da ministra [de Gestão e Inovação em Serviços Públicos] Esther Dweck. Ela disse ter sido surpreendida com essa medida”, disse um auxiliar de Lula.

Receba no seu email as notícias da coluna Boletim Metrópoles
Frequência de envio: Diário
Ver todasAlém de reajustar os salários, os textos aprovados pelo Congresso Nacional dão um dia de folga a cada três trabalhados. Os funcionários poderão escolher receber uma licença compensatória, convertendo as folgas em dinheiro e sem cobrança de Imposto de Renda.
A benesse faz com que servidores possam ganhar acima do teto constitucional, hoje de R$ 46,3 mil. Na Câmara, o impacto previsto é de R$ 500 milhões por ano. No Senado, de cerca de R$ 200 milhões.
Opinião: se Lula de fato vetar os projetos, mostrará coerência e respeito ao bolso do contribuinte. O presidente, contudo, desagradaria aos chefes da Câmara e do Senado, Hugo Motta e Davi Alcolumbre, no início de um ano eleitoral.



