metropoles.com

Entorno de Lula vê um nome à frente de Dino para vaga no STF

Aliados de Lula no Palácio do Planalto avaliam que um nome passou a frente de Dino na preferência do presidente para ser indicado ao STF

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da justiça Flavio Dino
1 de 1 O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da justiça Flavio Dino - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Aliados de Lula no Palácio do Planalto avaliam que o advogado-geral da União, Jorge Messias, passou a frente de Flávio Dino para ser indicado ao Supremo Tribunal Federal (STF).

O fortalecimento de Messias, preferido do PT, já vinha desde antes do episódio da visita da “dama do tráfico” no Ministério da Justiça e Segurança Pública, que fez Dino ter de se pronunciar sobre o assunto.

Pessoas próximas a Lula afirmam que o presidente tem segurado a indicação de Messias ao STF para não desagradar, num momento inoportuno, a aliados no Congresso que pleiteiam o nome de Bruno Dantas, presidente do Tribunal de Contas da União (TCU).

“Se Messias já tivesse sido indicado, a turma do Renan Calheiros [apoiador de Dantas] ia cobrar mais alto a fatura pela aprovação da Reforma Tributária e outras votações importantes no Congresso“, avalia um experiente aliado de Lula.

Fogo amigo contra Dino

O Palácio do Planalto suspeita de fogo amigo, com objetivo de atingir Flávio Dino, na revelação da visita da dama do tráfico ao Ministério da Justiça. Isso porque as agendas ocorreram no primeiro semestre, mas só foram reveladas agora, às vésperas da indicação que Lula fará ao STF.

Dino, por sua vez, tem dito que não atua para ocupar uma cadeira no Supremo. “Lula e eu nunca tivemos essa conversa”, repete, quando questionado sobre o assunto.

Mesmo perdendo o favoritismo, Dino ainda é visto como possível nome a ser indicado pelo presidente para a vaga de Rosa Weber.

Reservado, Lula evita dar pistas sobre quem irá escolher, mas garante que o martelo será batido ainda este ano.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPaulo Cappelli

Você quer ficar por dentro da coluna Paulo Cappelli e receber notificações em tempo real?

Notificações