metropoles.com

Irmão do presidente do TCU passa a atuar na Advocacia-Geral da União

Irmão de Bruno Dantas, presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Hugo Dantas atua na Advocacia-Geral da União (AGU) desde janeiro

atualizado

Compartilhar notícia

Ascom/TCU
Bruno Dantas, presidente do TCU, e Lula
1 de 1 Bruno Dantas, presidente do TCU, e Lula - Foto: Ascom/TCU

Irmão de Bruno Dantas, presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Hugo Dantas passou a atuar na Advocacia-Geral da União (AGU) em 25 de janeiro deste ano. O TCU tem como uma de suas principais atribuições fiscalizar as contas do governo federal. Já a AGU defende os interesses do governo.

Hugo Dantas é servidor de carreira da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e foi cedido pela chefia do GSI, órgão subordinado à Presidência da República. Desde então, Hugo tem oficialmente atuado na Secretaria de Controle Interno da AGU.

Comandada por Jorge Messias, a Advocacia-Geral da União tem trabalhado em parceria com o TCU de Bruno Dantas para identificar e responsabilizar os culpados pelas invasões ocorridas nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro.

O protagonismo que Bruno Dantas alcançou desde que assumiu a presidência do TCU, no fim do ano passado, pode alçá-lo a voos maiores. Como a coluna antecipou no começo do ano, Lula avalia indicá-lo para o STF.

Petistas citam a atuação firme do ministro junto ao Exército quando o governo Bolsonaro insistiu em auditar as urnas eletrônicas. E dizem, também, que a fidelidade de Dantas já foi testada e aprovada.

“Bruno sempre foi fiel ao Renan (Calheiros), que o indicou para o TCU. Por que, no STF, faria diferente com Lula?”, diz um aliado do presidente da República.

Compartilhar notícia