metropoles.com

Empresa de filho de Lula entra na lista de devedores de imposto

Enquanto o governo avança para criar impostos e aumentar a arrecadação, empresa de filho de Lula amarga dívida tributária com a União

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Empresa de filho de Lula entra na lista de devedores da União
1 de 1 Empresa de filho de Lula entra na lista de devedores da União - Foto: Reprodução

Uma situação inusitada ocorre em meio à criação de impostos pelo governo Lula. É que uma das empresas de Luís Cláudio Lula da Silva, filho caçula do presidente, amarga dívida tributária com a União.

O débito de R$ 2.668,24 é referente à atuação da LFT Marketing Esportivo, da qual Luís Cláudio é fundador e dono. O atraso no pagamento fez com que a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, órgão do Ministério da Fazenda, incluísse a empresa do filho de Lula na lista de devedores, que abrange tanto pessoas físicas quanto jurídicas.

Desde que Lula venceu a eleição à Presidência, no final de 2022, Luís Cláudio voltou a movimentar a empresa, fundada em 2011 e sediada em São Carlos, no ABC Paulista. Em 2015, a LFT chegou a ser alvo de busca e apreensão no âmbito da Operação Zelotes, que apurou suposto tráfico de influência. A investigação, porém, não gerou mais transtornos ao empresário.

Procurado pela coluna, o filho de Lula se disse surpreso com o débito tributário, que vem desde 2023 e foi inscrito na Dívida Ativa sob o número 80 6 23 256335-70:

“Sobre essa dívida, desconheço! Sempre paguei corretamente meus impostos! Inclusive recebo isso de você com um certo espanto. Solicitei aos meus contadores que verifiquem o que poderia ser isso”, afirmou.

0

Luís Cláudio afirmou ainda que a LFT Marketing Esportivo “jamais teve contrato com empresas públicas”. A coluna questionou se o empresário aceitaria informar os clientes privados atendidos por sua empresa, mas não obteve retorno a esse questionamento.

A situação do filho de Lula ganha contornos de curiosidade não pelo valor da dívida. Mas pelo fato de a inclusão na Dívida Ativa ocorrer justamente no momento em que o governo atua para criar mais impostos à população.

Além do Seguro Obrigatório para Vítimas de Acidente de Trânsito (espécie de reformulação do DPVAT), que injetará R$ 15 bilhões aos cofres da União, o Ministério da Fazenda atua para emplacar o chamado “imposto do pecado”. Essa nova taxa deverá ser cobrada sobre a comercialização de bebidas, cigarros e veículos automotores.

Polêmicas

Nesta terça-feira (7/5), Luís Cláudio se envolveu em polêmica ao criticar publicamente o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, pela tragédia climática no estado. Após a repercussão, o filho de Lula apagou a postagem.

No começo de abril, o empresário se viu em meio a outra rebordosa. Na ocasião, sua ex-mulher, a médica Natália Schincariol, acusou Luís Cláudio de agressões físicas e psicológicas. O filho do presidente nega que tenha feito qualquer movimento nesse sentido.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPaulo Cappelli

Você quer ficar por dentro da coluna Paulo Cappelli e receber notificações em tempo real?