Paulo Cappelli

Emenda de Nikolas prevê que o governo arque com custos do fim da 6×1

Nikolas Ferreira apresenta emenda para que o governo arque com possíveis prejuízos que o fim da escala 6×1 causaria aos empregadores

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
Emenda de Nikolas prevê que o governo arque com custos da 6x1
1 de 1 Emenda de Nikolas prevê que o governo arque com custos da 6x1 - Foto: <p>Hugo Barreto/Metrópoles<br /> @hugobarretophoto</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div>

O deputado Nikolas Ferreira (PL) apresentou, nesta quinta-feira (16/4), uma emenda à PEC que propõe o fim da escala de trabalho 6×1. O texto prevê que as empresas sejam ressarcidas pelo governo diante dos custos decorrentes de uma eventual mudança no regime de jornada. A medida ainda deverá ser submetida à votação no Congresso.

Segundo o parlamentar, a proposta busca reduzir possíveis prejuízos que a alteração poderia provocar aos empregadores. Em declaração à coluna, Nikolas afirmou que “a emenda prevê que o governo federal arque com os custos da medida para que não faça caridade com o chapéu dos outros”.

Emenda de Nikolas prevê que o governo arque com custos do fim da 6×1 - destaque galeria
5 imagens
Nikolas Ferreira e Alcolumbre se encontraram no Senado
Nikolas Ferreira e Pablo Almeida
Nikolas Ferreira discurso ao lado de Flávio Bolsonaro na Paulista
Emenda de Nikolas prevê que o governo arque com custos da 6x1
Nikolas Ferreira
1 de 5

Nikolas Ferreira

Hugo Barreto / Metrópoles
Nikolas Ferreira e Alcolumbre se encontraram no Senado
2 de 5

Nikolas Ferreira e Alcolumbre se encontraram no Senado

Reprodução / Agência Senado
Nikolas Ferreira e Pablo Almeida
3 de 5

Nikolas Ferreira e Pablo Almeida

Reprodução
Nikolas Ferreira discurso ao lado de Flávio Bolsonaro na Paulista
4 de 5

Nikolas Ferreira discurso ao lado de Flávio Bolsonaro na Paulista

Fraga Alves/Especial Metrópoles
Emenda de Nikolas prevê que o governo arque com custos da 6x1
5 de 5

Emenda de Nikolas prevê que o governo arque com custos da 6x1

Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto

Não é aceitável que o Estado, ao ampliar direitos de inegável apelo social, o faça apenas transferindo a conta ao empregador. Mudanças dessa magnitude exigem responsabilidade institucional, estudo, calibragem econômica e mecanismos que favoreçam adaptação gradual, elevação de produtividade e preservação dos postos de trabalho formais”, diz trecho da emenda à PEC.

O deputado reconhece que a alteração na jornada pode trazer benefícios como mais tempo de descanso e de convivência familiar para os trabalhadores. No entanto, argumenta que a medida pode gerar demissões.

“É preciso dar atenção aos trabalhadores para que tenham mais tempo de lazer e mais tempo com a família. Mas o empregador não pode ser onerado, para que não haja demissões”, disse.

Votação na CCJ

O texto da PEC prevê a redução da jornada de trabalho de 44 para 36 horas semanais. A Câmara dos Deputados realizará sessões até sexta-feira (17), para que o texto seja votado na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) na próxima quarta-feira (22/4).

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos), decidiu manter a tramitação da PEC, mesmo diante da iniciativa do governo federal, que encaminhou ao Congresso um projeto de lei sobre o tema.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPaulo Cappelli

Você quer ficar por dentro da coluna Paulo Cappelli e receber notificações em tempo real?