Paulo Cappelli

Como Lula reagirá a Moraes após líder do PT criticar decisão no STF

Após líder do PT na Câmara falar em “consequências”, governo Lula planeja conversar com Moraes para encontrar alternativa ao aumento do IOF

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Igo Estrela / Metrópoles
Lula e Alexandre de Moraes
1 de 1 Lula e Alexandre de Moraes - Foto: Igo Estrela / Metrópoles

O presidente Lula não seguirá o caminho do líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (PT), que criticou duramente a decisão do ministro Alexandre de Moraes (STF) de suspender o decreto que aumentava a taxa do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Ministros do Palácio do Planalto afirmaram à coluna que o movimento de Moraes foi um gesto de “equilíbrio” no embate entre o governo e o Congresso Nacional, já que o magistrado também considerou que parlamentares invadiram a competência do Poder Executivo ao vetar a iniciativa.

Auxiliares de Lula avaliam que, agora, Moraes terá de oferecer “alternativa” para contornar o imbróglio fiscal da União, que pretendia aumentar a arrecadação com o IOF e viu a iniciativa fracassar.

O tom das conversas entre o presidente e o magistrado, contudo, será cordial, abaixo do usado pelo líder do PT ao contestar a decisão do ministro. Nesta sexta-feira (4/7), Lindbergh Farias disse que o “texto constitucional é claro” e que o movimento de Moraes terá “consequências”.

“Tenho receio de que essa decisão do ministro Alexandre de Moraes, ao não decidir, reforce esse ataque ao texto constitucional e às competências do Poder Executivo e do próprio Supremo Tribunal Federal”, disse o parlamentar.

Na Câmara dos Deputados, a oposição festejou a decisão do STF, uma vez que, na prática, o decreto de Lula foi derrubado.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPaulo Cappelli

Você quer ficar por dentro da coluna Paulo Cappelli e receber notificações em tempo real?