Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Paulo Cappelli

Colômbia busca apoio do Brasil após ação dos EUA na Venezuela

Governo colombiano acionou Itamaraty diante do risco de expansão militar dos EUA na região

05/01/2026 06:01, atualizado 05/01/2026 07:35
Compartilhar notícia
Tania Rego/Agência Brasil
O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, cumprimenta o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto. Eles sorriem para fotos - Metrópoles

O governo da Colômbia, liderado por Gustavo Petro, procurou técnicos do Itamaraty para discutir mecanismos de proteção internacional após a ofensiva militar dos EUA na Venezuela.

Segundo avaliação de um integrante do alto escalão do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, há preocupação de que Washington não limite suas ações ao país vizinho, ampliando o alcance das operações na América do Sul.

Assessores do presidente colombiano buscaram apoio junto à diplomacia brasileira no sentido de que os Estados Unidos não promoverão incursões em território colombiano, especialmente sob a justificativa de combater o que classificam como “narcoterrorismo”.

No domingo (4/1), líderes da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) reuniram-se para debater a captura de Nicolás Maduro e articular resposta regional coordenada, visando preservar a estabilidade política e a integridade territorial do continente, mas não chegaram a um consenso.

O Conselho de Segurança da ONU, por sua vez, vai debater nesta segunda-feira (5/1) os ataques realizados na Venezuela.

Receba no seu email as notícias da coluna Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters