Paulo Cappelli

Câmara aciona PF após ex-chefe da OAB postar bala na nuca de Bolsonaro

Comissão da Câmara tem consenso para aprovar pedido de abertura de inquérito contra ex-presidente da OAB por fala sobre prisão de Bolsonaro

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Samuel Reis
Imagem colorida, Bolsonaro instalou tornozeleira eletrônica no Centro Integrado de Monitoração Eletrônica (CIME)- Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida, Bolsonaro instalou tornozeleira eletrônica no Centro Integrado de Monitoração Eletrônica (CIME)- Metrópoles - Foto: Samuel Reis

A Câmara dos Deputados vai acionar a Polícia Federal (PF) e a Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Felipe Santa Cruz, que defendeu colocar “uma bala na nuca” de Jair Bolsonaro.

A Comissão de Segurança Pública da Câmara já tem consenso para aprovar os requerimentos apresentados pelo deputado Evair Vieira de Melo (PP-ES), cobrando a abertura de investigação contra Santa Cruz pela PF e pela PGR.

Câmara aciona PF após ex-chefe da OAB postar bala na nuca de Bolsonaro - destaque galeria
3 imagens
Câmara acusa Felipe Santa Cruz por incitação ao crime após declaração sobre Bolsonaro
Câmara aponta ameaça a Jair Bolsonaro em fala de ex-presidente da OAB
Deputado Evair Vieira de Melo
1 de 3

Deputado Evair Vieira de Melo

Reprodução
Câmara acusa Felipe Santa Cruz por incitação ao crime após declaração sobre Bolsonaro
2 de 3

Câmara acusa Felipe Santa Cruz por incitação ao crime após declaração sobre Bolsonaro

Reprodução
Câmara aponta ameaça a Jair Bolsonaro em fala de ex-presidente da OAB
3 de 3

Câmara aponta ameaça a Jair Bolsonaro em fala de ex-presidente da OAB

Samuel Reis

Nos documentos, o parlamentar alega que houve “ameaça e incitação à prática de crime” contra Bolsonaro. “Tais palavras ultrapassam os limites da crítica política ou da liberdade de expressão, adentrando o campo penal da incitação ao crime e da ameaça, podendo, ainda, ser interpretadas como violação aos princípios da moralidade e da legalidade administrativa, dada a relevância institucional de quem as profere”, argumentou Vieira de Melo.

Em suas redes sociais, Santa Cruz, que ocupa o cargo de secretário de Governo do Rio de Janeiro, comentou a prisão domiciliar de Jair Bolsonaro: “Traição aos cânones democráticos. No meu mundo ideal, seria pena de morte. Bala na nuca!”, escreveu.

Os requerimentos pedem a abertura de investigação e a instalação de inquérito policial por “clara incitação à prática de homicídio e possível ameaça à integridade física do ex-presidente Jair Bolsonaro”. O deputado cobra a convocação de Santa Cruz para prestar depoimento e a adoção de medidas cautelares contra o ex-presidente da OAB.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPaulo Cappelli

Você quer ficar por dentro da coluna Paulo Cappelli e receber notificações em tempo real?