Sem Desconto: quem é Carlos Roberto, chefe da Conafer preso pela PF
Ele estava foragido desde novembro de 2025 e foi preso na noite dessa quarta-feira (12/8)

Carlos Roberto Ferreira Lopes (foto em destaque), presidente da Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer), foi o último alvo da Operação Sem Desconto a ser localizado pela Polícia Federal (PF). Ele estava foragido desde novembro de 2025 e foi preso na noite dessa quarta-feira (12/8), após se apresentar à Superintendência Regional da PF no Distrito Federal.
À frente da Conafer, entidade que representa agricultores familiares e empreendedores familiares rurais, Carlos Roberto passou a ser investigado no contexto das apurações sobre descontos realizados em benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) destinados a aposentados e pensionistas.
Em setembro de 2025, o dirigente foi convocado a prestar depoimento à CPMI do INSS. Durante a sessão, negou participação em fraudes e afirmou desconhecer detalhes de operações realizadas por pessoas e empresas ligadas à entidade.
No entanto, foi preso em flagrante durante a madrugada, enquanto ainda prestava depoimento. A prisão ocorreu após o colegiado entender que ele havia cometido falso testemunho.
Após o pagamento de fiança, Carlos Roberto Ferreira Lopes foi colocado em liberdade.
Entre no canal de WhatsApp da Coluna Mirelle Pinheiro




